Em transmissão ao vivo na tarde desta terça-feira, 18, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, com a participação de secretários e técnicos do Grupo de Trabalho Saúde do Comitê de Dados, divulga os primeiros Alertas do novo Sistema 3As de Monitoramento.
O 3As substitui a regra das bandeiras que vinha sendo adotada desde o início da pandemia. A ferramenta mantém critérios sanitários, sob novas evidências científicas, mas busca simplificar o monitoramento e os protocolos.
LEIA MAIS: Região debate a flexibilização dos protocolos no combate à pandemia
Publicidade
ENTENDA OS 3AS
AVISO: quando detecta uma tendência, o GT Saúde emite um aviso para a equipe técnica da região. A região deverá redobrar a atenção para o quadro.
ALERTA: quando identifica uma tendência grave, o GT informa o Gabinete de Crise sobre a necessidade de emitir um alerta para a região. Com isso, o Gabinete de Crise decide se deve ou não emitir esse alerta para a região, que seguirá sendo monitorada
AÇÃO: se o Gabinete de Crise decidir emitir um alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar uma proposta de ações a serem tomadas. Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS