Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BRASILEIRÃO

Grêmio perde para o Cruzeiro em Belo Horizonte

Após bater o Santos na primeira rodada do Brasileirão 2023, o Grêmio sofreu a primeira derrota na competição, ao perder para o Cruzeiro por 1 a 0 no Estádio Independência, em minas Gerais, na noite deste sábado, 22.

O goleiro Gabriel Grando foi o destaque do time gaúcho no primeiro tempo que terminou empatado. A presença do goleiro em campo foi uma surpresa na escalação: Adriel, que vinha sendo o titular, foi punido após ter dado uma entrevista sem autorização da assessoria de imprensa do clube. O ato foi considerado uma indisciplina pela direção e o jogador perdeu a vaga para Grando no time.
Mesmo com a grande atuação de seu goleiro, que salvou o gol em diversos momentos na partida, o Cruzeiro produziu mais no segundo tempo e marcou o gol da vitória com Bruno Rodrigues.

Foi a primeira derrota gremista no Brasileirão, e a segunda na temporada. O Tricolor volta à campo na quinta-feira, 27, pela Copa do Brasil, na Arena, no jogo de volta contra o ABC-RN, após uma vitória de 2 a 0 na primeira partida.

Publicidade

Pelo Brasileirão, o próximo adversário gremista é o Cuiabá, fora de casa, no domingo, 30, 18h30.

PRIMEIRO TEMPO

Na primeira partida do Grêmio fora de casa pelo Brasileirão 2023, o goleador uruguaio Luis Suárez tratou de se apresentar ao público mineiro logo a um minuto de jogo, com um chute pelo lado direito que raspou o travessão do goleiro do Cruzeiro, Rafael Cabral.

Publicidade

Mateus Vital respondeu para o time da casa no minuto seguinte, com um chute na área gremista que acabou desviando em Kannemann e saindo pela linha de fundo.

O primeiro tempo iniciou em velocidade e com as duas equipes jogando próximas ao gol do time adversário.

O Cruzeiro começou a pressionar com mais força aos 28 minutos, quando obrigou o goleiro Gabriel Grando, do Grêmio, a fazer duas defesas importantes. Na primeira, Gilberto cabeceou na área após escanteio pela direita, e o goleiro Tricolor defendeu no meio do gol. Na sequência da jogada, Gilberto recebeu a bola pelo lado esquerdo do ataque e chutou forte de fora da área, e Grando voou para espalmar.

Publicidade

Em mais um escanteio pela direita, o Cruzeiro perdeu grande chance de marcar aos 30. Richard apareceu no alto para cabecear, e a bola cruzou a área e saiu raspando a trave direita de Grando, onde estava o atacante Bruno Rodrigues, que por pouco não tocou pra dentro antes de a bola sair pela linha de fundo.

Aos 34, Grando foi fundamental novamente, ao defender um chute de Bruno Rodrigues a área. O cruzamento veio da direita e o atacante pegou de primeira em um belo lance, que saiu por cima do gol após a intervenção do arqueiro gremista.

O Tricolor voltou a levar perigo aos 43, em um chute forte de Vina de fora da área, que o goleiro defendeu no meio do gol.

Publicidade

SEGUNDO TEMPO

O goleiro do Grêmio seguiu como destaque da partida no início da segunda etapa. O Cruzeiro chegou em velocidade aos dois minutos, em um chute à queima-roupa do volante Richard, mas Grando rebateu em mais uma bela defesa.

O Grêmio tentou responder aos três minutos, em jogada que chegou em Suárez na área em passe de Vina, mas o atacante não dominou a bola e não conseguiu finalizar.

Publicidade

A defesa Tricolor se salvou aos 11 minutos, em um erro do atacante Gilberto, que errou um gol para o Cruzeiro após receber livre na área e chutar por cima do gol. Ramiro chutou com perigo para o Cruzeiro aos 12 minutos, após Lucas Silva perder a bola na frente da área gremista. A finalização de fora da área pegou na rede, pelo lado de fora.

Só o Cruzeiro atacava na segunda etapa, e o gol saiu aos 18 minutos. Após escanteio da direita, a bola cruzou a área e chegou até Bruno Rodrigues, que pegou de perna direita, em um chute que encobriu Gabriel Grando.

O Grêmio aumentou a pressão após sair atrás no marcador. Cristaldo chutou de fora da área aos 26 minutos e obrigou o goleiro do Cruzeiro a fazer uma grande defesa, espalmando a bola.

O empate gremista quase saiu aos 29 minutos. Em uma escapada pela esquerda, Suárez invadiu a área e bateu rasteiro, o goleiro deu rebote e Suárez dividiu com a defesa. A bola sobrou para Cristaldo, que errou o chute na pequena área, perdendo uma chance incrível para o Tricolor.

O Cruzeiro aproveitava os espaços e quase ampliou aos 31, quando Mateus Vital apareceu na área do Grêmio pela esquerda para chutar rasteiro quase na linha de fundo, mas Grando defendeu com os pés.

Renato Portaluppi mudou o time gaúcho aos 34, colocando dois atacantes: Zinho entrou no lugar de Nathan, e André substituiu Vina.

O jogo era equilibrado, mas o Grêmio seguia perseguindo o empate: Bitello chutou com perigo de fora da área aos 34 minutos, após receber de Suárez pelo meio.

Suárez era o mais acionado no ataque gremista. Aos 41, ele recebeu a companhia de Gustavinho, que entrou no lugar de Cristaldo, e Galdino, que substituiu o volante Lucas Silva.

Nos acréscimos, o Grêmio teve chance do empate com André, que recebeu cruzamento de Gustavinho na área, aos 49. O atacante raspou na bola de cabeça, mas ela saiu raspando a trave direita do gol do Cruzeiro.

O zagueiro do Cruzeiro, Rafael Oliveira, foi expulso aos 52 minutos do segundo tempo, após fazer falta em Kannemann e receber o segundo cartão amarelo. O Tricolor terminou a partida pressionando, mas não alcançou o empate e Minas Gerais.

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO SÉRIE A 2023 2ª RODADA
CRUZEIRO 1X0 GRÊMIO

Local: Estádio Independência – Belo Horizonte
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, com Alex Ang Ribeiro e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartão amarelo: Ramiro, Gilberto, Oliveira, Richard, Marlon (Cruzeiro) Suárez, Kannemann (Grêmio)
Cartão vermelho: Oliveira (Cruzeiro)
Gol: Bruno Rodrigues, aos 18min/2ºT (Cruzeiro)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura), Ramiro (Machado) e Matheus Vital (Whallisson); Nikão (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues e Gilberto
Técnico: Pepa
GRÊMIO: Gabriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (E. Galdino), Bitello e Cristaldo (Gustavinho); Nathan (Zinho), Vina (André) e Suárez
Técnico: Renato Portaluppi

LEIA MAIS DE ESPORTES

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.