A pesquisa do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) de prevalência da Covid-19 gerou a estimativa de que 10.446 pessoas do Vale do Rio Pardo já tiveram contato com o novo coronavírus. A projeção é feita a partir de cerca de 1 mil testes rápidos aplicados no último fim de semana, em 14 municípios da região.
Outra forma de ver o número é dizer que para cada 34 habitantes desses municípios, um já foi infectado; ou que 2,9% da população regional já produziu anticorpos para o coronavírus.
Nos dados oficiais, até essa quarta-feira, 5, a região tem 1.433 casos confirmados nos 14 municípios em que a pesquisa foi realizada (veja os números no fim da matéria).
Publicidade
Os dados foram apresentados em transmissão via redes sociais no início da tarde desta quinta-feira, 6. A apresentação foi conduzida pelo presidente do Cisvale e prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares (PP), e contou com a presença do médico infectologista Marcelo Carneiro, coordenador do estudo e responsável por explicar e detalhar os resultados.
LEIA MAIS: Cerca de mil testes são aplicados na primeira etapa da pesquisa do Cisvale
Foram aplicados 1.066 testes rápidos na população, dos quais 31 apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Vale destacar que diferente de outras pesquisas, realizadas apenas na zona urbana, a Covid-VRP testou também moradores das zonas rurais, onde estavam 35% das pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença. Estão previstas mais três etapas da pesquisa, que serão realizadas a cada 15 dias.
Publicidade
Casos confirmados de Covid-19 nos municípios da região:
Venâncio Aires – 490
Santa Cruz do Sul – 414
Rio Pardo – 178
Pantano Grande – 163
Candelária – 76
Mato Leitão – 43
Vera Cruz – 21
Vale Verde – 18
Passo do Sobrado – 14
Vale do Sol – 6
Boqueirão do Leão – 5
Sinimbu – 2
Herveiras – 2
Gramado Xavier – 1
Colaborou o jornalista Iuri Fardin
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.