Começa nesta terça-feira, 19, a vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Um ato para marcar o início da campanha aconteceu no auditório do curso de Medicina, no Hospital Santa Cruz (HSC).
A primeira moradora do município a receber uma dose de um imunizante contra a doença foi a enfermeira Jucelaine Pereira Dias. Ela atua na UTI Covid do Hospital Santa Cruz (HSC). “Muito feliz, um orgulho imenso. A gente esperou todo esse tempo por esse momento, então é só alegria”, afirmou Jucelaine, em entrevista, logo após a aplicação.
Assista abaixo:
Também houve um ato para aplicação da vacina na Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), onde Lourdes Becker, de 73 anos, residente da casa, foi imunizada.
Publicidade
“Muito feliz. Melhor impossível”, disse dona Lourdes, após ser imunizada, e reforçou que, na opinião dela, todos devem fazer a vacina.
Assista:
Pelo plano de vacinação do Ministério da Saúde, nesta primeira etapa serão imunizados profissionais de saúde de linha de frente de combate à Covid-19, albergados em instituições de longa permanência de idosos (ILPI) e os funcionários desses estabelecimentos.
Segundo dados da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Santa Cruz vai receber, neste primeiro lote, 2.460 doses, que serão distribuídas a 1.899 profissionais da Saúde, 556 idosos em ILPIs e cinco pessoas com deficiência residentes de instituições.
Publicidade
“É muito gratificante. A gente não tem palavras para expor nossa felicidade, nossa satisfação de estar iniciando esta vacinação”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, após o ato na Asan.
Segundo ela, profissionais da secretaria irão às Instituições de Longa Permanência de Idosos do município a partir desta quarta-feira, 20, para imunizar os residentes. Depois, será iniciada a aplicação nos profissionais de saúde que atendem diretamente pacientes com Covid-19.
Para estes primeiros públicos-alvo, a secretária Daniela acredita que as doses já garantidas serão suficientes. “Acreditamos que dê conta. Estamos fazendo levantamentos. A princípio, dá conta da nossa demanda para esse primeiro momento. Depois tem a segunda dose, para completar o esquema de vacinação. Mas estamos bem otimistas e está tudo de forma bem organizada”, avaliou.
Publicidade
LEIA MAIS:
Enfermeira do HSC e idosa residente da Asan serão as primeiras vacinadas em Santa Cruz
VÍDEO E FOTOS: doses da vacina chegam ao Vale do Rio Pardo