Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA FOLIA

VÍDEO: veja como foi o desfile das escolas de samba de Santa Cruz


Santa Cruz encerrou a programação de Carnaval com chave de ouro na noite desse sábado, 8, com o desfile das escolas de samba, na Rua Galvão Costa, em frente ao Parque da Oktoberfest. O grande espetáculo teve ampla cobertura das plataformas de conteúdo da Gazeta. Uma afinada equipe esteve encarregada de levar informações em tempo real para ouvintes, pela Rádio Gazeta 107,9 FM, e internautas, pelo YouTube do Portal Gaz.

Cinco agremiações passaram pela nova “avenida do samba”. A Imperatriz do Sol foi a primeira a desfilar, a partir das 21 horas, e apresentou o tema Xangô caô, Saravá Imperatriz. A segunda foi a Império da Zona Norte, que apresentou “A Trupe Império da Zona Norte traz… a magia do Teatro Mambembe”. Depois, foi a vez da Acadêmicos do União, com o enredo Um voo encantado pelo nordeste. A Imperadores do Ritmo levou à avenida Exu: uma jornada de ancestralidade, fé e resistência. E para fechar a noite, a Unidos de Santa Cruz falou sobre o Brasil de norte a Sul: lendas, crenças e tradições.

LEIA MAIS:

O que o público viu na Rua Galvão Costa

A Imperatriz do Sol apresentou o enredo Xangô caô, Saravá Imperatriz. O samba-enredo da agremiação contou a história do orixá Xangô, que rege o ano de 2025 e representa a justiça, os raios, o trovão e o fogo. A apresentação trouxe aspectos de sua infância, morte e ressuscitamento, além de suas rainhas. No desfile, que teve cerca de 300 participantes, estiveram presentes símbolos que remetem ao orixá, como o machado, que representa o equilíbrio entre o bem e o mal.

Publicidade

A Império da Zona Norte levou para a avenida do samba o tema-enredo “A Trupe Império da Zona Norte traz… a magia do Teatro Mambembe”. O termo “mambembe” significa teatro de rua, sem grandes estruturas e acessível. Foram cerca de 180 integrantes, divididos em oito alas. O desfile contou com um carro alegórico e um tripé, montados no barracão da Assemp, pelo carnavalesco Sérgio Ávila.

A Acadêmicos do União levou para a avenida do samba o tema-enredo Um voo encantado pelo nordeste, composto por Tom Barreto e com música de Alex Guedes e Sérgio Rosa. O desfile, com cerca de 280 participantes, apresentou aspectos da cultura do nordeste brasileiro, como artesanato, gastronomia, festividades, religião, literatura e o vestuário.

A Imperadores do Ritmo levou para a avenida do samba o tema-enredo Exu: uma jornada de ancestralidade, fé e resistência. O samba foi criado por Felipe Medrado e Edinei Martins, com interpretação de Renan Ludwig e Luiz Paulo Martins. O desfile teve 250 componentes, distribuídos em 11 alas, mais um carro alegórico e três tripés.

Publicidade

Unidos de Santa Cruz levou para a avenida o tema Brasil de Norte a Sul: Lendas, Crenças e Tradições. A agremiação buscou destacar a resiliência e criatividade do povo brasileiro e compartilhar essa essência com o público. O samba-enredo foi composto por Dodô Ananias e tem como intérprete Henrique Santos. A escola contou com cerca de 200 componentes e um carro alegórico criado pelo carnavalesco Sérgio Ávila, que fechou o desfile.

Apuração do resultado

A apuração do resultado será no domingo, 9, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, a partir das 17 horas.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.