A partir de janeiro de 2019, produtos médicos que utilizam mercúrio não poderão mais ser fabricados ou vendidos. Serão retirados do mercado produtos como termômetros e medidores de pressão corporal que utilizam mercúrio na composição e pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizado na odontologia. Os produtos também não poderão mais ser utilizados em serviços de saúde.
A medida foi publicada nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a regra em março deste ano. Em junho, a Anvisa lançou uma consulta pública para pedir a ajuda da população sobre como cumprir o compromisso do governo brasileiro, firmado em convenção mundial para controlar o uso e redução de emissões e liberações de mercúrio para a natureza.
O que fazer com os termômetros de mercúrio em casa?
Publicidade
Não há necessidade de descartar os termômetros de mercúrio se você ainda possuir um. Caso queira, uma opção é comprar os termômetros digitais que substituem os de mercúrio há algum tempo. Para realizar o descarte, é necessário entrar em contato com o serviço de limpeza do seu município ou orgão ambiental.
Conforme a Anvisa, a quantidade de mercúrio presente em termômetros de uso caseiro não é comprometedora. Ainda assim, é necessário tomar cuidados caso algum acidente ocorra e o aparelho quebre.
Publicidade
This website uses cookies.