A partir de janeiro de 2019, produtos médicos que utilizam mercúrio não poderão mais ser fabricados ou vendidos. Serão retirados do mercado produtos como termômetros e medidores de pressão corporal que utilizam mercúrio na composição e pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizado na odontologia. Os produtos também não poderão mais ser utilizados em serviços de saúde.
A medida foi publicada nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a regra em março deste ano. Em junho, a Anvisa lançou uma consulta pública para pedir a ajuda da população sobre como cumprir o compromisso do governo brasileiro, firmado em convenção mundial para controlar o uso e redução de emissões e liberações de mercúrio para a natureza.
O que fazer com os termômetros de mercúrio em casa?
Publicidade
Não há necessidade de descartar os termômetros de mercúrio se você ainda possuir um. Caso queira, uma opção é comprar os termômetros digitais que substituem os de mercúrio há algum tempo. Para realizar o descarte, é necessário entrar em contato com o serviço de limpeza do seu município ou orgão ambiental.
Conforme a Anvisa, a quantidade de mercúrio presente em termômetros de uso caseiro não é comprometedora. Ainda assim, é necessário tomar cuidados caso algum acidente ocorra e o aparelho quebre.
- Para recolher os restos de vidro, utiliza luva e máscara. Deixe os pedaços em uma folha de papel e coloque em um recipiente resistente à ruptura para evitar ferimentos. Feche hermeticamente.
- Não deixe crianças brincar com as bolinhas de mercúrio.
- Caso encontre essas bolinhas de mercúrio, junte-as com cuidado usando um papel cartão ou similar. Recolha as gotas de mercúrio com uma seringa, sem águlha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva.
- Transfira o mércurio para um recipiente de plástico duro e resistente. Feche hermeticamente e cole um rótulo que indique o que há nele.
- Recipientes com mercúrio líquido ou resíduos contaminados precisam estar armazenados com uma certa quantidade de água (selo hídrico) que cubra esses resíduos.
- Sempre identifique os recipientes. Escreva na parte externa “resíduos tóxicos contendo mercúrio”.
- Não use aspirador. Isso vai acelerar a evaporação do mercúrio.
- Guarde o mercúrio em uma sacola fechada e entre em contato com o serviço de limpeza do seu município.
Publicidade