Geral

Anvisa libera Coronavac para crianças de 3 a 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quarta-feira, 13, por unanimidade, a aplicação da vacina contra a Covid-19 Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade. É o primeiro imunizante aprovado no Brasil para essa faixa etária mais nova – apenas a Pfizer estava disponível para o público com 5 anos ou mais.

O pedido para ampliar a faixa etária foi feito pelo Instituto Butantan, que produz a vacina. A Coronavac na nova faixa etária deve ser administrada em duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda. A formulação será a mesma da aplicada em adultos.

LEIA TAMBÉM: Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Publicidade

A decisão da Anvisa se pautou em novos estudos científicos que demonstraram eficácia e efetividade da vacina para proteger contra hospitalizações. Apesar de lacunas nas evidências, a avaliação é de que há indicativos de benefício para uso do imunizante em crianças de 3 a 5 anos.

A aprovação pela Anvisa determina ainda que o Instituto Butantan se comprometa a apresentar dados de estudos clínicos controlados que estão em andamento, além de incluir a faixa etária no monitoramento de efeitos adversos.

LEIA TAMBÉM: Covid-19 em crianças: números de janeiro de 2022 quase igualam os de 2020 inteiro

Publicidade

Em seu voto, a diretora Meiruze Freitas ponderou que “há indícios de que a vacina não confere proteção expressiva contra a transmissão da doença”. Ainda assim, frisou Meiruze, “vacinar crianças pode ajudar a evitar que fiquem gravemente doentes”.

Ela destacou que, “apesar das limitações e incertezas” quanto à eficácia para evitar que crianças desenvolvam a doença, “é possível permitir que a Coronavac seja considerada pelos gestores públicos de saúde, médicos e pais como uma estratégia para reduzir os danos da Covid-19”.

Um levantamento do Observatório da Primeira Infância, da Fiocruz, identificou a morte de duas crianças menores de 5 anos pela Covid-19 por dia no Brasil, desde o início da pandemia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Acelerar ritmo da vacinação infantil contra Covid-19 pode salvar vidas, mostra estudo

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.