Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Combate à Covid-19

Anvisa libera Coronavac para crianças de 3 a 5 anos

Foto: Rafaelly Machado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quarta-feira, 13, por unanimidade, a aplicação da vacina contra a Covid-19 Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade. É o primeiro imunizante aprovado no Brasil para essa faixa etária mais nova – apenas a Pfizer estava disponível para o público com 5 anos ou mais.

O pedido para ampliar a faixa etária foi feito pelo Instituto Butantan, que produz a vacina. A Coronavac na nova faixa etária deve ser administrada em duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda. A formulação será a mesma da aplicada em adultos.

LEIA TAMBÉM: Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Publicidade

A decisão da Anvisa se pautou em novos estudos científicos que demonstraram eficácia e efetividade da vacina para proteger contra hospitalizações. Apesar de lacunas nas evidências, a avaliação é de que há indicativos de benefício para uso do imunizante em crianças de 3 a 5 anos.

A aprovação pela Anvisa determina ainda que o Instituto Butantan se comprometa a apresentar dados de estudos clínicos controlados que estão em andamento, além de incluir a faixa etária no monitoramento de efeitos adversos.

LEIA TAMBÉM: Covid-19 em crianças: números de janeiro de 2022 quase igualam os de 2020 inteiro

Publicidade

Em seu voto, a diretora Meiruze Freitas ponderou que “há indícios de que a vacina não confere proteção expressiva contra a transmissão da doença”. Ainda assim, frisou Meiruze, “vacinar crianças pode ajudar a evitar que fiquem gravemente doentes”.

Ela destacou que, “apesar das limitações e incertezas” quanto à eficácia para evitar que crianças desenvolvam a doença, “é possível permitir que a Coronavac seja considerada pelos gestores públicos de saúde, médicos e pais como uma estratégia para reduzir os danos da Covid-19”.

Um levantamento do Observatório da Primeira Infância, da Fiocruz, identificou a morte de duas crianças menores de 5 anos pela Covid-19 por dia no Brasil, desde o início da pandemia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Acelerar ritmo da vacinação infantil contra Covid-19 pode salvar vidas, mostra estudo

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.