A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta para as secretarias estaduais de Saúde sobre possíveis fraudes nos frascos de vacina contra a Covid-19. Segundo a Anvisa, o ofício-circular foi enviado às secretarias e às diretorias/superintendências estaduais de Vigilância Sanitária, sobre a investigação de uma adulteração nas unidades da vacina Coronavac, da Sinovac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
LEIA TAMBÉM
Em um dia, Santa Cruz imuniza mais de 3,8 mil pessoas contra a Covid-19
Depois de quase 30 dias sem remessas, Estado recebe doses de Coronavac
A investigação acontece desde maio, após um episódio de possível falsificação, notificado no Maranhão. Segundo nota emitida pela Anvisa, “durante a investigação, o Instituto Butantan foi contatado para avaliar o produto suspeito, confirmando que este não mantinha mais suas características originais”. Conforme a agência, houve reaproveitamento de um frasco vazio de Coronavac para introdução de um líquido diferente do da vacina dentro do recipiente, além do uso de uma cola para fixar o lacre de alumínio à tampa.
Publicidade
A orientação da Anvisa é de que os aplicadores das vacinas observem se os frascos mantêm as características originais e os dispositivos de segurança intactos. Recomendou, ainda, que os frascos sejam inutilizados após esvaziados e que qualquer irregularidade seja comunicada à Anvisa via Notivisa. Confira a íntegra do ofício enviado às secretarias.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.