A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu dois novos autotestes de Covid-19 no mercado. Um deles será o primeiro a fazer uso da saliva, em substituição ao swab nasal (haste utilizada para coleta secreção nas narinas). Com isso, de acordo com a Agência Brasil, são quatro produtos já autorizados no País.
O Covid Ag Oral Detect, da empresa Eco Diagnóstica, de fabricação nacional, é o primeiro autoteste no Brasil que utiliza amostra de saliva. A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, mas o kit possui este item, usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração.
O outro é o SGTi-flex Covid-19 Ag – Autoteste, registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil, também fabricado no Brasil. O swab nasal não profundo poderá ser encontrado em versões com um, dois e cinco testes.
Publicidade
LEIA MAIS: Autoteste para Covid-19 é aprovado pela Anvisa; saiba como funciona
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade