Em uma live de aproximadamente meia hora, a Editora Gazeta divulgou nessa sexta-feira pela manhã, a partir das 11 horas, junto a representantes do setor produtivo e industrial e a parceiros, o Anuário Brasileiro do Tabaco 2020. A publicação, que chega a sua 24ª edição, foi concluída ao longo do final do ano e no mês de janeiro, e está sendo distribuída em um formato diferente de anos anteriores, em virtude das restrições motivadas pela pandemia. A live serviu para apresentar o Anuário em sua versão impressa, que agora passa a ser distribuída e a circular junto ao público identificado com o setor, e também a versão digital, que já está disponível para acesso, de forma gratuita, no site editoragazeta.com.br e em todos os ambientes e as plataformas de entidades e organismos do segmento.
A live foi conduzida pelo gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Rudolfo Beling, que mencionou o formato não convencional de apresentação e distribuição do anuário adotado neste ano. Em todas as 23 edições anteriores, desde 1997, eventos com presença massiva de líderes, autoridades públicas e privadas e convidados foram promovidos pela Gazeta. No entanto, o modelo de fechamento editorial e de circula ção que precisou ser praticado em 2021, em virtude das restrições provocadas pela Covid-19, com o retardamento até do processo de edição, levou a editora a agilizar a distribuição nas versões impressa e digital a partir de agora. Uma vez que tanto a editora quanto essa publicação específica ingressam em seu ano 25, completando um quarto de século de existência, a Gazeta planeja outras ações e eventos para marcar a data e salientar a sua publicação pioneira em todos os ambientes.
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Além de Beling, a live teve manifestações do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke; do diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Galant; e da assessora de comunicação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Luciana Radtke, convidada a transmitir uma breve mensagem em nome da entidade, uma vez que o presidente Benício Albano Werner encontrava-se com sobreposição de agenda naquela hora.
Schünke referiu a importância do Anuário como ferramenta de divulgação, dentro e fora do País, por trazer conteúdo bilíngue, em português e inglês, e salientou a parceria que une a Gazeta e o setor, reforçada ao longo de 24 anos consecutivos. Já Galant ressaltou o quanto o anuário contribui para o compartilhamento de informações atualizadas e panorâmicas sobre a cadeia produtiva do tabaco junto aos organismos da esfera federal, em Brasília, cujos líderes, públicos e privados, nem sempre têm contato regular ou conhecimento da re alidade do setor produtivo e industrial, concentrado na região Sul do Brasil. Luciana Radtke, por sua vez, comentou o quanto a publicação dá voz e visibilidade ao setor produtivo, aos agricultores e a suas realidades, prioridades e demandas, em toda a região Sul do Brasil.
Ao final da live, igualmente fez uma breve intervenção o produtor rural e influenciador digital Giovane Luiz Weber, colunista da Gazeta do Sul, na qual assina a coluna “Por Dentro da Safra”. Em uma mensagem aos participantes da live, Weber manifestou a pertinência de todo o esforço para divulgar os diferenciais socioeconômicos das famílias produtoras de tabaco, e o quanto essa cultura é importante no contexto da diversificação e da geração de empregos e de renda nas pequenas propriedades.
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A partir de agora, o Anuário, em 132 páginas, tanto na versão impressa quanto na digital, passa a ser distribuído entre empresas do setor, fornecedores, clientelas, organismos públicos e privados e pessoas em geral identificadas com essa cadeia produtiva.
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