Agronegócio

Anuário 2023 aborda a relevância que o tabaco tem para o agronegócio brasileiro

Foi lançado oficialmente na manhã dessa sexta-feira, pela Editora Gazeta, o Anuário Brasileiro do Tabaco 2023. O evento ocorreu no Hotel Águas Claras e contou com a participação de lideranças do setor, autoridades dos municípios e regiões produtoras e representantes das empresas. Em sua 27ª edição, a publicação é referência em informações sobre a safra, o beneficiamento e a exportação do produto, bem como traz os principais projetos desenvolvidos pelas empresas e por instituições, dados e estatísticas do ano.

Em 144 páginas, os leitores podem obter informações precisas sobre as diferentes áreas que envolvem a produção, o processamento e a comercialização do tabaco. Nesta edição, o foco é mostrar a relevância que o tabaco tem para o agronegócio brasileiro, os números que movimenta na economia e o número de famílias e municípios que dependem da cultura para o seu sustento e desenvolvimento. Além disso, chama a atenção para a diversificação das propriedades, que cultivam ainda uma variada gama de alimentos para subsistência e venda.

LEIA MAIS: Editora Gazeta lança Anuário Brasileiro do Tabaco 2023

Publicidade

Em manifestação no lançamento, o gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações, Romar Rudolfo Beling, lembrou que a publicação se tornou referencial para todo o setor produtivo no País, para organismos públicos e privados e todos os que interagem com a cadeia produtiva do tabaco. “Por ser editado bilíngue, em português e inglês, se constitui como ferramenta para divulgar esse segmento para o mundo todo.”

Beling recordou ainda o pioneirismo editorial da Editora Gazeta, que, em 1997, lançou o Anuário do Tabaco. Com ele, abriu espaço para diversos outros anuários do agronegócio brasileiro e inaugurou um catálogo inteiramente novo. Ao comentar sobre o lançamento ter ocorrido em 2024, salientou que a decisão teve como motivo o adiamento da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde. O evento estava inicialmente marcado para novembro do ano passado, mas ocorreu somente em fevereiro deste ano.

A cerimônia de lançamento reuniu mais de uma centena de autoridades, lideranças e representantes das fumageiras, tudo isso em um único ambiente e a apenas quatro dias do ínicio da 22ª Expoagro Afubra, cuja abertura está marcada para a próxima terça-feira, 19. “Temos aqui inclusive representação da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA, na sigla em inglês). Então, a cadeia produtiva já pode começar a lançar suas atenções para esse grande evento que ocorre na semana que vem”, concluiu Beling.

Publicidade

Publicação possui 144 páginas, com textos e tabelas editados em português e inglês | Foto: Rafaelly Machado

Opiniões

  • “É uma publicação muito bonita, com dados consistentes e artigos que exploram temas importantes para a cadeia do tabaco. É um documento que se torna referência para todos os interessados em conhecer um pouco mais do setor. Por ser editado em português e inglês, também pode ser explorado lá fora”, salienta o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo. A repercussão da COP, o debate sobre o mercado de cigarros ilegais e as novas tecnologias são algumas das pautas presentes no anuário e destacadas por Lobo.
  • “O Anuário tem sido muito importante e todos os anos traz as últimas notícias, informações e números. Por ter tradução em inglês, é usado para passar tudo isso ao pessoal do exterior. Tem uma amplitude muito relevante para o setor e por isso temos que cumprimentar a Gazeta Grupo de Comunicações por seu pioneirismo e todo o pessoal envolvido na produção desta edição”, declarou o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke.
  • “O Anuário representa o que tem de mais importante na nossa região, principalmente em Santa Cruz do Sul. O tabaco tem uma importância socioeconômica tão grande que a gente não consegue imaginar o alcance disso tudo. A publicação é fundamental, inclusive, para que as pessoas possam se guiar e planejar o futuro, além de saber o que vem pela frente. Todos os anos, há uma expectativa muito grande por esse lançamento”, afirmou o vice-presidente da Afubra e presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.