Categories: Cultura e Lazer

Antônio Pereira dos Santos, o guardião da Alma Gaúcha

Para o comunicador e tradicionalista Antônio Pereira dos Santos, Alma Gaúcha, o programa que apresenta aos domingos na Rádio Gazeta FM 107,9, das 6 às 10 horas, é um legado familiar. Foi especialmente com seu pai, José Altivo dos Santos, falecido, um tropeiro à moda clássica, e com sua mãe, dona Maria Eufrásia, também falecida, que recebeu uma educação voltada a valorizar as coisas da terra e o folclore gaúcho. Nascido em Barros Cassal, quando a área ainda pertencia a Soledade, e um entre 12 irmãos, mudou-se com a família para Santa Cruz do Sul quando era menino.

Cursou Estudos Sociais na antiga Fisc, e tornou-se professor de História. Ao mesmo tempo, fez carreira no Exército, no antigo 8º BIMtz, e por um tempo cuidou do cerimonial e do protocolo da Prefeitura de Santa Cruz. Identificado com o ambiente de CTG e o tradicionalismo, sempre teve na comunicação um ponto forte. E como tal chegou na imprensa, mantendo por 17 anos o Alma Gaúcha na Rádio Santa Cruz. Tendo encerrado sua atuação naquela emissora, trouxe o mesmo programa para a Rádio Gazeta, na qual está em vias de completar outros 17 anos. Ao todo, contabiliza mais de 50 anos de microfone.

Casado com Elaine Maria Pereira dos Santos, natural de Rosário do Sul, é pai de Zoraia, Elaine Cristina, Antoní e Rogério. Elaine Cristina já lhe deu os netos Eduardo Augusto, Linda e Benjamin, e Zoraia os netos Felipe e Laura. Eduardo e a esposa Thaisa lhe deram a bisneta Elisa. Toda a família, ressalta, foi criada em CTG, e filhos conquistaram premiações mundo afora. Na Gazeta ainda apresenta o Diálogo Espírita, aos sábados, das 6h30 às 7 horas; e integra a Sala do Cafezinho, das 10h30 ao meio-dia, às terças e quintas-feiras, agora por telefone, por causa da pandemia, mas em geral de forma presencial.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.