O dicastério para os bispos, por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, comunicou a decisão do Papa Francisco de nomear Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito da diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, como administrador apostólico da arquidiocese de Cascavel, no Paraná. O religioso, que nasceu em Encantado, no Vale do Taquari, em 1942, teve atuação no Vale do Rio Pardo no seu sacerdócio.
Dom Paulo foi vigário paroquial de Rio Pardo, em 1968; pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pantano Grande, em 1969; pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz do Sul, em 1973; e pároco da Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul, em 1979. Ainda, foi reitor do Seminário Santa Cruz, em Porto Alegre, com seminaristas de filosofia e teologia da diocese de Santa Cruz do Sul, em 1985; e vigário geral da diocese de Santa Cruz, em 1991. Ele assumiu como bispo da diocese de São Luís de Cáceres, no Mato Grosso, no mesmo ano, e atuou também como administrador em Criciúma, em Santa Catarina, e Montenegro, de onde renunciou em 2017 por limite de idade.
LEIA TAMBÉM: Campanha da Fraternidade foi lançada nesta quarta-feira
Publicidade
A decisão foi tomada após o Papa acolher o pedido de renúncia do então arcebispo Dom Adelar Baruffi, por motivos de saúde. O agora bispo emérito seguirá residindo na casa episcopal. Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da arquidiocese de Cascavel, segue em sua função.
O administrador apostólico é um bispo designado pelo papa para governar uma arquidiocese ou diocese no período de sede vacante, ou seja, o tempo em que fica sem um bispo titular. Dom Paulo Antônio de Conto continuará a governar a arquidiocese até a designação do novo bispo, por parte da Santa Sé.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.