O sol e o calor não foram obstáculos para os 20 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) descerem 30 metros de rapel na manhã desta quinta-feira, 21, no Morro da Cruz, em Santa Cruz do Sul. A atividade é uma das últimas etapas antes da formatura da turma, que ocorre no próximo dia 30.
O primeiro-tenente de Infantaria e comandante do Pelotão de Alunos do NPOR, Flávio Ramon Melo de Moura, explica que a seleção ocorreu em outubro do ano passado e as aulas iniciaram em fevereiro deste ano. “Aqui eles são formados para comandar pelotões por meio de atividades de operância e gerenciamento em cenários de crise. No próximo ano, eles serão convocados para isso conforme a necessidade da Região Sul”, explicou.
Ele disse ainda que a atividade desta quinta é uma das feitas durante todo o curso. “É um rapel feito de costas e frente. É uma das formas de infiltração de combate, além de outras colocadas durante o curso.” Além de Moura, os alunos tiveram o aporte do instrutor-chefe do NPOR, major Cristiano Martins Maurente.
Publicidade
Entenda
Há sete anos integrado ao 7° Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) de Santa Cruz do Sul, o NPOR forma aspirantes à reserva do Exército. Na prática, capacita as turmas a liderar pelotões por meio de atividades de operância e gerenciamento em cenários de crise. Depois que eles se formam, passam por um estágio e estão prontos para comandar um pelotão de até 30 militares em combate. Atividades como rapel e ações em localidades de difícil acesso também têm como intuito fazê-los aprender o que, posteriormente, deverão ensinar aos novos soldados.
LEIA MAIS: VÍDEO: NPOR desafia os alunos a descer 40 metros de rapel
Publicidade
This website uses cookies.