Tenho falado muito sobre o avanço da tecnologia e sobre a revolução planetária e está cada vez mais evidente que um período difícil se aproxima, onde milhares de postos de trabalho serão impactados ou extintos pela automação.
Não há futuro absoluto e as previsões de que seremos inúteis e que as máquinas dominarão nosso mundo são apenas cenários possíveis, não realidade garantida. Ninguém é capaz de prever o futuro.
O grande desafio da automação já mora na baixa qualificação das pessoas que precisam migrar para este novo mercado. Existirão milhares de oportunidades e um enorme abismo entre quem está ativo hoje e precisa estar apto para o novo mercado digital, pós digital e transversal.
Publicidade
Os negócios digitais rompem paradigmas e escalam cada vez mais com estruturas cada vez menores. As startups se multiplicam dia a dia e novos modelos de negócios híbridos, distribuídos e transcendentes surgem pelo planeta. Nessas estruturas, os trabalhadores são livres, têm fluência tecnológica e supercompetências. Não se iluda: ser digital não é o suficiente.
Crescer hoje significa atender de forma precisa a uma das necessidades da sociedade: estar alinhado com os desafios globais e fazer negócios de forma inteligente, digital, disruptiva, democrática, alavancada e barata. Ter passou a ser usar, e competir passou a ser trabalhar em conjunto.
Já existem profissões com altíssimo risco de extinção. O que estamos esperando para tomar medidas antecipatórias e diminuir o impacto negativo desta curva que deve durar alguns anos?
Publicidade
Enquanto gastamos nossa energia reclamando do governo, competindo para ver quem tem razão, o mundo muda. Muitos entrarão surpresos já em 2020, porque não estiveram atentos o suficiente para a mudança.
Governos precisam cuidar do presente, simplificar a máquina e prospectar futuros e, por aqui, estamos na contramão!
Empresas precisam despertar com urgência e acelerar a digitalização do seu negócio, premissa básica para continuar neste mercado emergente.
A sociedade precisa se unir em torno do grande chamado para um mundo mais ético e sustentável e dispensar tudo o que representa o velho jeito de viver.
Publicidade
Você precisa cair na real, entender seu papel nesta nova era e desenhar seu futuro na próxima década. Ter fluência digital e se alfabetizar para este futuro precisa fazer parte do seu presente em 2020.
O novo profissional precisará dedicar pelo menos 100 horas do seu ano para aprender algo relevante que ajude o mundo a se transformar rapidamente. Mudar o mundo é obrigação de todos nós, e o começo de tudo é mudar o ambiente onde estamos inseridos. Transforme-se por dentro e por fora e influencie sua comunidade. É este movimento que formará uma grande onda que de forma coletiva construirá o mundo que desejamos. Não se omita, future-se imediatamente.
Publicidade
This website uses cookies.