O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Miki Breier, confirmou, nesta terça-feira, 12, o envio ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do pedido de ação especial para a antecipação da data de pagamento do Bolsa Família para famílias que tiveram prejuízos em decorrência das chuvas de dezembro.
O valor de R$ 1.477.515,00 será liberado na próxima segunda-feira, 18, e beneficiará mais de 7,3 mil famílias das cidades de Nonai, Trindade do Sul, Gramado dos Loureiros, Três Palmeiras, Liberato Salzano, Santo Ângelo, Guarani das Missões, Cândido Godói, Roque Gonzales e Jacutinga.
Os municípios tiveram o decreto de situação de emergência reconhecido nessa segunda-feira, 11, e dependiam do encaminhamento da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social para a liberação dos recursos.
Publicidade
O secretário Miki Breier também está comunicando aos municípios a possibilidade de acessar recursos através da expansão do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O valor de referência é de R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas e pode ser aplicado na compra de alimentos, colchões, cobertores, na contratação de equipe técnica e de apoio.
Ao todo 56 localidades gaúchas fora afetadas diretamente por causa das chuvas e enchentes de dezembro. Além das 10 cidades que já têm homologação da situação de emergência pelo governo do Estado, outras 13 já têm parecer favorável.
Publicidade