A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, nessa quinta-feira, 27, o índice máximo de reajuste anual para os planos de saúde individuais e familiares. O aumento poderá ser de até 15,5%. A decisão foi tomada pela diretoria por quatro votos a um. Trata-se do maior reajuste anual já aprovado pela agência, criada em 2000.
As operadoras dos planos poderão aplicar o índice em mensalidades cobradas entre maio de 2022 e abril de 2023. Mas a atualização dos valores só poderá ser feita a partir da data de aniversário de cada contrato. Caso o mês de aniversário do contrato seja maio, é possível a cobrança retroativa do reajuste.
LEIA TAMBÉM: Custo de vida dos mais pobres ficou 1,2% mais caro que o dos ricos no último ano
Publicidade
A decisão não se aplica aos planos coletivos, sejam empresariais ou por adesão. Ela incide apenas nas mensalidades dos contratos individuais e familiares firmados desde janeiro de 1999. São aproximadamente 8 milhões de beneficiários, o que corresponde a 16,3% do mercado de saúde suplementar.
O aumento histórico ocorre um ano após a ANS ter aprovado pela primeira vez um reajuste negativo. Em 2021, as operadoras foram obrigadas a reduzir as mensalidades em pelo menos 8,19%, porque se constatou uma queda generalizada na demanda por serviços de saúde em meio ao isolamento social decorrente da pandemia. No período, os planos registraram uma redução de custos. “Já em 2021, tivemos uma gradativa retomada da utilização desses serviços. É também um ano influenciado por uma forte inflação em todo o País”, disse a gerente econômico-financeira e atuarial de Produtos da ANS, Daniele Rodrigues.
LEIA MAIS
- Covid-19: testes rápidos estão incluídos nos planos de saúde
- Entenda como funciona a portabilidade dos planos de saúde
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade