Categories: Regional

Ano novo deve chegar sem chuva no Estado

Falta pouco. É hora de alinhavar os planos para a virada do ano e aproveitar os últimos momentos de 2015. Felizmente, os próximos três dias não devem apresentar nada parecido com os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na véspera de Natal. O período de instabilidade vivido pelo Estado, marcado por chuvas volumosas em boa parte do território gaúcho, deve dar lugar a períodos maiores de sol, calor e pancadas de chuva fraca – isto é, parece que o verão vai, finalmente, dar as caras.

VEJA COMO ESTÁ O TEMPO AGORA EM SANTA CRUZ

Desde a última sexta, as áreas de instabilidade começaram a perder força no Rio Grande do Sul e a chuva voltou a acontecer de forma isolada sobre o Estado. Embora as precipitações tenham se espalhado, para a quarta-feira é esperada chuva forte, com presença de raios e possibilidade de queda de granizo em toda a região Sul do Brasil, a qualquer hora do dia. Nas regiões da Fronteira Oeste – bastante castigada com os temporais da semana passada – e das Missões, os acumulados devem ser os maiores.

Publicidade

Na quinta-feira, último dia do ano, um sistema de baixa pressão atmosférica associado a jatos de baixos níveis vindos da Amazônia passa a influenciar o clima do Estado. As pancadas de chuva começam a diminuir, com exceção da Metade Norte, onde pode haver tempestades severas. No extremo sul gaúcho, o céu deve ficar totalmente aberto. No restante do Rio Grande do Sul, a nebulosidade predomina, mas com possibilidade de períodos de sol. A temperatura ficará pouco acima dos 30 graus, mas a sensação de abafamento deve ser constante.

O primeiro dia de 2016 virá com mudanças para o clima da região Sudeste, que deve ter o céu com presença de sol e poucas nuvens. No restante do Rio Grande do Sul, apesar da virada de ano, a previsão segue a mesma: pancadas de chuva fraca a qualquer hora do dia, como decorrência do fenômeno climático El Niño. A sexta-feira vai iniciar uma mudança lenta nos prognósticos para o verão, quando os dias serão mais quentes e chuvas fracas virão somente no final da tarde e início da noite, devido ao aquecimento da superfície terrestre.

PREVISÃO PARA A HORA DA VIRADA

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL
Para aqueles que permanecerem no Vale do Rio Pardo na hora da virada, o céu deve estar encoberto, com nuvens baixas e temperatura por volta dos 26 graus. Há possibilidade de pancadas de chuva fraca. A umidade do ar fica em níveis estáveis, reduzindo a sensação de abafamento. Ventos litorâneos devem soprar a 2 quilômetros por hora.

CAPÃO DA CANOA
O clima, por volta da meia-noite, será de frio típico do litoral gaúcho, por conta de ventos vindos do Sul, a 6 quilômetros por hora. Quem optar opor brindar a virada do ano na beira da praia de Capão vai conferir um céu coberto por muitas nuvens. Há possibilidade de chuva ao longo do dia. Já à noite, o tempo deve ser firme, mas a probabilidade de instabilidade é de 25%. 

TORRES
A chuva não deve estar incluída na virada de ano daqueles que escolherem o litoral norte gaúcho para a hora do brinde. Porém, há probabilidade de precipitação de 51%. O céu estará encoberto por muitas nuvens e ventos sulinos a 13 quilômetros por hora tratarão de deixar o clima frio na beira da praia. A temperatura não deve passar dos 24 graus. No entanto, a umidade do ar chega a 82%, o que pode causar abafamento.

Publicidade

LITORAL SUL (CASSINO)
Apesar da baixa temperatura – 22 graus –, a hora da virada, no litoral sul gaúcho, será marcada pela alta umidade do ar, que pode trazer sensação de abafamento. Um vento norte a 15 quilômetros pode colaborar com isso. O céu deve estar encoberto com poucas nuvens. Não há previsão de chuva para a meia-noite. No entanto, caso ocorra, a probabilidade de precipitação é de 40%

ARROIO TEIXEIRA
Céu nublado e temperatura por volta dos 24 graus poderão ser conferidos no momento da virada na beira da praia de Arroio Teixeira. Ventos vindos do Sul a 6 quilômetros por hora afastam a possibilidade de chuva, mas há 25% de probabilidade de precipitação. A umidade do ar chega a 83%, o que pode ocasionar sensação de abafamento.

FLORIANÓPOLIS
A umidade do ar chega a 88%, podendo ocasionar sensação de abafamento no litoral catarinense durante a hora da virada, especialmente na capital do Estado vizinho. No entanto, ventos sulinos a 13 quilômetros baixam a temperatura, que ficará em torno dos 25 graus. O céu deve estar nublado e não há previsão de chuva. Caso aconteça, a probabilidade de precipitação é de 25%.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.