Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VOLTA ÀS AULAS

Ano letivo começa com expectativa de investimentos na rede estadual

No dia em que milhares de alunos retornaram para as salas de aula no Rio Grande do Sul, Venâncio Aires recebeu a cerimônia de abertura do ano letivo na rede estadual de ensino. A atividade foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ) e marcada por discursos em torno de melhorias e investimentos na educação.

Ainda que não tenham sido detalhados projetos a serem executados nas instituições, as ações devem ser focadas na qualificação do ensino público, como disse o governador Eduardo Leite durante a sessão solene de abertura do ano legislativo, no último dia 14. O titular da 6ª Coordenaria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, falou sobre os planos do governo para o setor. “A educação tem que ser prioridade nessa gestão, como muito tem pronunciado o nosso governador. Ter esse público nos acompanhando é entender que a sociedade civil organizada está preocupada com a educação”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Censo Escolar aponta aumento do número de estudantes na rede estadual de ensino

Publicidade

Após um panorama sobre a importância da educação na sociedade, o deputado estadual Edivilson Brum frisou a importância do setor. “A prioridade número um será a educação, assim como a dois e a três. Que façamos isso de fato e de direito, mãos à obra”, incentivou. 

Representando a secretária da Educação do Estado, Raquel Teixeira, o diretor-geral da pasta, Paulo Burmann, salientou o trabalho dos setores público e privado para a potencialização da educação. “Já passou da hora de encararmos os desafios com seriedade e responsabilidade. Precisamos nos colocar à frente das dificuldades com todo o comprometimento possível que vemos aqui e em outras instâncias. É claro que o Estado tem outras prioridades, mas elas não deixarão de ser atendidas”, adiantou.

O ato também formalizou a entrega das obras da CAJ, realizadas a partir de recursos próprios e da parceria com o Programa Agiliza, do governo do Estado, que destinou R$ 196.705,02 em 2022. A escola recebeu reformas gerais em algumas de suas estruturas e troca do mobiliário da administração. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Educação será “grande prioridade” de Eduardo Leite no próximo mandato

A diretora do educandário, Cláudia Neumann, enfatizou a alegria pela realização do evento. “Esse encontro demonstra o desejo coletivo de continuarmos a construir uma escola de qualidade, moldada em princípios éticos e de valorização do ser humano. Não há razão para existirmos se não para trabalhar por cada criança e adolescente que deposita sua confiança em nós.” Ela destacou o esforço da 6ª CRE. “É importante lembrar do apoio para a realização de investimentos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino.”

Momento foi marcado por reflexões sobre a educação

O reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn, foi aluno do CAJ e falou com carinho do ensino oferecido pelo educandário. “Não tenho dúvida de que cheguei aonde cheguei e tenho muito a conquistar a partir da educação de qualidade da escola de que fiz parte”, evidenciou. Ao finalizar, deixou um recado aos estudantes. “Em um futuro breve, vão sentir muitas saudades da escola. Por isso, aproveitem cada minuto, estudem, se divirtam e acima de tudo sejam felizes.”

Publicidade

Assim como o reitor da Unisc, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, relatou que fez parte do ensino público estadual e acredita que os desafios da educação serão trabalhados por pessoas comprometidas. “Os desafios são diários e a cada dia se transformam. Mas quando há pessoas engajadas, é possível avançar. O comprometimento vai fazer a diferença em uma sociedade que necessita de uma educação de qualidade com profissionais, seres humanos e pais comprometidos”, reiterou. Ao final da cerimônia, Luiz Ricardo Pinho de Moura e Paulo Burmann receberam cestas como agradecimento pelo apoio prestado. 

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado discute situação das escolas estaduais e plano de melhorias

Estudantes do Ensino Médio terão novidades ao longo do ano

O ano de 2023 marca uma importante etapa na implementação do Ensino Médio Gaúcho na rede estadual. Pela primeira vez, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão aulas dos componentes das Trilhas de Aprofundamento Curricular dos Itinerários Formativos como parte flexível do currículo. A política que prevê a atualização do currículo começou a ser implantada em 2022 com os estudantes do 1º ano, alcançando as 1,1 mil escolas que oferecem a etapa e mais de 100 mil alunos.

Publicidade

O novo Ensino Médio, chamado no RS de Ensino Médio Gaúcho, surgiu como uma proposta para a renovação da oferta de educação aos jovens. Ele visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por conta das novas e complexas demandas dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a sua permanência na escola por meio de aprendizagens significativas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.