A Secretaria Municipal de Educação (SEE) de Santa Cruz do Sul divulgou nesta quarta-feira, 3, que o ano letivo nas escolas municipais de ensino fundamental terá início no dia 8 de março, seguindo o calendário adotado pela rede estadual. Na mesma data começam as aulas da pré-escola, ou seja, para alunos de 4 e 5 anos, e das turmas de educação de jovens e adultos. Já as crianças entre 0 e 3 anos de idade, das turmas de educação infantil, iniciam as atividades no próximo dia 18, após o feriado de Carnaval.
Antes disso é o momento dos professores se preparem para o novo ano, juntamente com as direções e equipes pedagógicas. No período que antecede o início das aulas, docentes da educação infantil, ensino fundamental e EJA estarão dentro das instituições de ensino, organizando o fechamento do ano letivo 2020 e preparando a parte pedagógica para este ano.
LEIA MAIS: Escolas municipais do Vale do Rio Pardo devem voltar em fevereiro
Publicidade
O modelo que será seguido em 2021 é o híbrido semanal, com alternância entre grupos de alunos. Enquanto um grupo terá aulas presenciais na escola durante uma determinada semana, o outro estará em casa, com aulas remotas. Na semana seguinte a situação se inverte, o grupo que estava em casa passa a ter aulas presenciais e o que estava em sala de aula fará as lições em casa.
Os protocolos a serem seguidos, com as regras de distanciamento social e segurança sanitária, serão os estabelecidas pelo governo do Estado, tendo como interlocução permanente o Comitê Gestor do Município e COE Municipal.
Como já é de praxe, anualmente a SEE promove um momento especial de formação dos docentes. É a Jornada Pedagógica que nesta edição traz o tema “Educação integral voltada para a prática pedagógica, interação e pelas competências previstas na Base Nacional Comum Curricular e no documento do território municipal de Santa Cruz do Sul”. Serão ao todo 40 horas de formação, sendo 16 horas a cargo dos próprios estabelecimentos de ensino, que terão autonomia para fazer seus projetos e as outras 24 horas em palestras oferecidas pela SEE.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Escolas estaduais só voltam quando totalmente aptas, diz coordenador da 6ª CRE
Em razão da pandemia, a jornada será disponibilizada online para todos os professores nas salas multimídias dos próprios educandários. Eles deverão acompanhar as atividades dentro de seus turnos de trabalho e registrar presença. A ocupação das salas não poderá exceder 50% e os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 deverão ser rigorosamente respeitados.
O secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, destaca a importância da educação e do direito de aprendizagem de todos os estudantes, sempre respeitando os devidos protocolos de segurança nesse tempo de pandemia. Ele ressalta também a importância do diálogo permanente e da transparência. “A educação é construída todos os dias com a participação e o envolvimento da comunidade escolar”.
Publicidade
22/02 – 8 às 11 horas: abertura e palestra A ética do cuidado na escola
Palestrante: socióloga Lourdes Atié
Somente no turno da manhã
01/03 – 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas: palestra O encantamento pelo ato de educar
Palestrante: pedagoga Regina Shudo
Manhã ou tarde
02/03 – 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas: palestra Inclusão: ampliando e ressignificando o foco
Palestrante: psicopedagoga Vanessa Freitas
Manhã ou tarde
Publicidade
03/03 e 04/03 – 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas: palestra Perspectivas para o ensino híbrido
Palestrante: master Coach Jackes Heck
Manhã ou tarde
05/03 – 8 às 11 horas: bate papo com convidados sobre O contexto atual da Educação em regime de colaboração
Professor João Miguel Wenzel – secretário municipal de Educação
Daniela Roehs Laner – diretora do Senac
Mestre Fabiane B. Pedro – coordenadora da UNCME – RS
Doutora Vanessa Saldanha de Vargas – promotora de Justiça Regional da Educação de Santa Cruz do Sul
LEIA TAMBÉM: Calendário escolar 2021 começa no dia 8 de março
Publicidade
This website uses cookies.