Mesmo que ainda restem pouco mais de 50 dias para acabar o ano, 2023 já é um ano histórico em termos de chuva em Santa Cruz. Entre janeiro e outubro, pelo menos três recordes que foram batidos. O período teve o dia mais chuvoso desde que começaram os registros diários sobre as condições do clima na cidade. Em 4 de setembro, a precipitação acumulada chegou aos 114,8 milímetros. Nunca havia chovido tanto em Santa Cruz em 24 horas.
Além disso, julho também teve o dia mais chuvoso da história para o mês. Foram 112,3 milímetros em 12 de julho. Outro recorde ocorreu em setembro que acumulou 568,4 milímetros de chuva. Isso equivale a 568 litros em cada metro quadrado de solo. Jamais havia ocorrido tanta precipitação em um mês no município.
LEIA TAMBÉM: Semana terá calor de 32 graus em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
Publicidade
O ano de 2023 começou com uma forte estiagem, tanto que choveu menos do esperado entre janeiro e abril. A partir de maio, com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, a chuva se intensificou. O quadro, característico de El Niño, favorece a evaporação e aumenta o volume de precipitação no Sul do país. Entre abril e outubro, apenas agosto teve chuva abaixo da média história.
Os dados históricos sobre o tempo em Santa Cruz registrados diariamente a partir de 1914, quando o Ministério da Agricultura instalou uma estação no município. Hoje, ela não existe mais mas os dados continuam a ser monitorados por equipamentos implantados pela Unisc e pela Gazeta Grupo de Comunicações, além de estações automáticas particulares que existem em alguns pontos do município.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙