Para muitos leitores e internautas, de Santa Cruz do Sul e da região, mas também de todo o Estado e de outras regiões do País, um livro a ser lançado neste sábado em Santa Cruz é uma oportunidade longamente acalentada e esperada. E, na verdade, é um projeto que veio sendo organizado por muitos e muitos anos pelo próprio autor. Assim, quando, entre 10 e 12 horas, o escritor, desenhista e publicitário André Saut estiver em meio aos autógrafos de seu novo livro, Amizade, Amor & Tempo, uma seleção de crônicas, aforismos e poemas em prosa, uma obra estruturada ao longo de talvez 15 anos será entregue ao público.
A atividade de lançamento, por decisão e escolha de Saut, terá como local a Casa de Clientes da Gazeta, na esquina das ruas Ramiro Barcelos com a Tenente Coronel Brito, no centro da cidade. “Não cogitei nenhuma outra coisa, a não ser lançar o livro na Gazeta, pela minha longa e profunda ligação com a empresa, e em Santa Cruz, claro, porque minha relação com a cidade é de paixão pura”, enfatiza.
É tamanha a afinidade de Saut com Santa Cruz que até mesmo a sua terra natal, Porto Alegre, só terá sua sessão de autógrafos mais adiante, em data a ser confirmada, na Casa de Cultura Mario Quintana, icônico espaço artístico na Rua dos Andradas, no Centro Histórico. E já na próxima quinta-feira, dia 11, ele estará em Canela, na Serra Gaúcha, para outro lançamento.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vale Verde, com todas as letras: pesquisadores lançam livro sobre a história do município
Tempo, o terceiro termo do título do livro, é uma palavra mais do que significativa na trajetória pessoal e profissional de André Saut. Aos 60 anos, completados no dia 8 de março, filho de gráficos, desde muito cedo teve contato com as letras e o material tipográfico, como refere. E ostenta um currículo de intensa dedicação ao mundo artístico e cultural. Está lá a Faculdade de Belas Artes na Feevale, em Novo Hamburgo, cursada nos anos 80; está lá sua mudança para o Rio de Janeiro, onde continuou a graduação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como uma especialização posterior em Comunicações.
Com pouco mais de 20 anos, já era ilustrador infantil e começou a escrever e a desenhar livros. Até que, em 1983, lançou pela editora carioca Juerp o livro Uma maneira de dizer que te amo, logo seguido de um seguindo título, Um jeitinho de ser, ambos lançados na Feira Internacional do Livro do Rio. Estas duas obras alcançaram vendagem de best-seller, cerca de 20 mil exemplares, e isso em apenas 10 livrarias, que receberam a tiragem para comercialização.
Publicidade
Se em 1983 André estreara na literatura, dez anos depois, em 1993, vinha se radicar em Santa Cruz, cidade pela qual se apaixonou, e na qual permaneceu até 2007, atuando com agência de publicidade. “Santa Cruz sempre vai ter um espaço enorme no meu coração, porque foi nessa cidade que me constituí como profissional, onde atingi tudo que esperava conseguir alcançar”, frisa. E isso que já tinha as passagens por Rio, São Paulo, Florianópolis e, claro, sua terra natal.
E mesmo após deixar Santa Cruz, em 2007, nunca interrompeu os vínculos com a comunidade, inclusive tendo assessorado a equipe organizadora da Oktoberfest, até 2019. Em Porto Alegre, foi o fundador do estúdio de ilustração e animação Cria Ideias, empresa que hoje, com uma equipe de 15 profissionais, é responsável pela criação de diversos personagens, livros, quadrinhos e animações. “Estamos em um excelente momento, com o estúdio bombando, com muita demanda de dentro e de fora do País”, diz.
LEIA TAMBÉM: Hábito da leitura aumentou durante a pandemia
Publicidade
E é neste contexto, de intensa produção, que André passou a compartilhar em seus ambientes de mídias sociais reflexões, pensamentos, aforismos, centrados nos temas que transparecem no título de seu novo livro. A acolhida junto aos internautas foi enorme. Algumas das postagens chegaram a mais de 40 mil seguidores. E foram esses leitores que começaram a cobrar dele que reunisse um conjunto em livro.
Se levou tempo para ele por mãos à obra, agora, finalmente, pinçou 300 textos de um total de 1.050, e os enfeixou nesse volume, de 308 páginas, que editou de forma independente, inclusive fazendo a diagramação. E a professora e escritora carioca Ivone Boechat ainda assina um emocionado prefácio. “Selecionei o que tocou o meu coração”, define André. “A ideia era não causar polêmica, mas optar por textos leves, divertidos, que fizessem sonhar. Eu quero curar feridas, e não causar feridas”, define. “Afagar, acarinhar, esse é o objetivo”.
O estilo e o formato dos textos do novo livro de algum modo se aparentam com os de estreia, há quase 40 anos. E nesse meio tempo ainda havia lançado A lenda da gota de orvalho, pela editora Padre Reus, em 2007; tivera duas participações em antologias, e outros quatro livros infantis, entre eles A minha minhoca, de 2020. A seleta de Amizade, Amor & Tempo talvez possa ser sintetizada na própria dedicatória: “Dedico este livro para a brisa que leva as palavras e os corações que as acolhem.” Agora então é com os leitores: preparem os vossos corações.
Publicidade
Ficha:
Amizade, Amor & Tempo, de André Saut. Porto Alegre: edição do Autor, 2021. 308 p. R$ 40,00.
SERVIÇO
- O quê: lançamento do livro Amizade, Amor & Tempo, de André Saut;
- Quando: Neste sábado, 6 de novembro, com sessão de autógrafos entre 10 e 12 horas;
- Onde: Na Casa de Clientes da Gazeta, na esquina das ruas Ramiro Barcelos com Tenente Coronel Brito, no centro, em Santa Cruz do Sul;
- Para adquirir: Exemplares estarão à venda no local, por R$ 40,00.
- Informações: Pelo telefone (51) 3715 7844.
LEIA TAMBÉM: Brique da Praça terá música ao vivo e dindinho
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade