Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Anatel confirma internet e telefone para o meio rural em 2016

Conforme o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), já havia anunciado, foi confirmada oficialmente durante audiência pública desta quinta-feira (12) que, a partir de janeiro de 2016, estarão abertas as inscrições para telefonia rural, incluindo também os serviços de internet.

As informações foram apresentadas pela Anatel, Aneel, Agergs, entre outros órgãos, e pela Oi, que deverá implementar os serviços de telefone fixo e transmissão de dados (internet) de até 1 megabyte, desde que as propriedades rurais não estejam distantes mais que 30 quilômetros da sede dos municípios. O custo ficará em torno de R$ 69,00 a R$ 79,00. Também foi reiterado durante a audiência que não haverá ampliação do serviço de telefonia móvel (celulares) na zona rural.

O parlamentar progressista já havia encaminhado dezenas de pedidos de comunidades de toda a região central solicitando atendimento no meio rural. A informação inicial sobre a implementação dos serviços a partir de janeiro foi feita pelo diretor de Relações Institucionais da Oi Telefonia, Jaime Borin, ainda em agosto deste ano, quando esteve em reunião no gabinete do deputado Brito.

Publicidade

“Trata-se de um avanço que possibilitará, com certeza, a manutenção de centenas de jovens na área rural, garantindo o acesso às novas tecnologias, tão necessárias nos dias atuais”, disse. “É um avanço muito importante e fruto do reconhecimento da manutenção das famílias no campo gerando emprego e renda”, finalizou Brito. O parlamentar acrescenta que uma subcomissão deverá tratar do assunto já, a partir do ano que vem, e será conduzida pelo deputado Elton Weber (PSB), proponente da audiência.

Outro objetivo importante da Comissão e que já tramita em Brasília é relacionado às melhorias na distribuição de energia na área rural. De Sobradinho, estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marlécio Waide e o presidente do Sindicato Rural João Carlos Guarienti. Além deles, várias entidades e sindicatos de trabalhadores rurais participaram do encontro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.