A partir desta segunda-feira, a faixa de 3,5 Giga Hertz estará liberada para a implantação de estações de 5G em mais 212 municípios brasileiros. Com isso, as operadoras que adquiriram lotes nesta faixa podem solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações o licenciamento e ativação de estações da quinta geração de dados móveis.
LEIA MAIS: 5G será liberado em Santa Cruz e outros 16 municípios da região
Das cidades contempladas, 55 ficam no Rio Grande do Sul. A Anatel destaca que essa liberação não significa que redes do 5G vão ser instaladas de imediato nas localidades. A implantação antecipada de estações de quinta geração da telefonia móvel depende do planejamento individual de cada prestadora do serviço. Além de Santa Cruz, são contemplados na região os municípios de Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Novo Cabrais, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Publicidade
O novo sistema de telefonia celular vai garantir a oferta de internet em alta velocidade. A faixa liberada na região para a oferta do 5G é a mesma utilizada pelas antenas parabólicas analógicas. Com isso, quem possui as tradicionais parabólicas teladas vão precisar trocar o equipamento ou vão deixar de receber os sinais dos canais de televisão. A substituição deve ser feita por uma antena digital, fechada, e com uso de um receptor compatível.
A mudança vai permitir que os canais disponibilizados via satélite sejam captados com qualidade superior. A alteração nas parabólicas é necessária apenas para os modelos antigos. Consumidores que possuem TV por assinatura via satélite não precisam fazer nenhuma mudança.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!