Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Trabalho nos bastidores

Analistas de desempenho da dupla Ave-Cruz mapeiam fragilidades dos adversários

Foto: João Cleber Caramez

Jean Dias é o analista de desempenho do Avenida

Uma das funções mais recentes do futebol também é uma das mais relevantes nas comissões técnicas. Na dupla Ave-Cruz, os analistas de desempenho trabalham de forma intensa para melhorar a performance de suas respectivas equipes e também mapeiam as fragilidades dos adversários que irão enfrentar. A rotina é de gravações dos treinos e dos jogos para uma análise detalhada na sequência. Além disso, assistem as partidas de outras equipes para dissecarem os padrões táticos utilizados e as movimentações executadas pelos atletas.

No Avenida, Jean Dias é o titular da função. Natural de São Pedro do Sul, atuou no ramo da tecnologia da informação (TI) desde a formação em Ciência da Computação, em 2007. A partir de 2022, decidiu mudar de área. A intenção surgiu em 2019, quando iniciou os estudos para tornar-se analista de desempenho. Participou do curso de formação de Ricardo Pombo Salles, da seleção feminina, e depois complementou o aprendizado com os cursos da Conmebol e CBF.

LEIA MAIS: Santa Cruz tem massagista cubano que mora no Brasil há seis anos

Publicidade

O interesse pelo futebol apareceu desde a infância. Chegou a integrar as escolinhas e jogava todos os dias. A família não deu muito incentivo, até pela questão dos custos. O direcionamento era seguir nos estudos e depois trabalhar. O sonho de atuar com o futebol não morreu e foi realizado mais tarde. Entre 2008 e 2010, morou em Blumenau ainda como profissional de TI.

O contato com o técnico Márcio Nunes surgiu durante a Copa FGF 2023. No Inter-SM, o treinador atuou com Jean e o convidou para fazer parte da comissão técnica do Avenida nesta temporada. Para ele, Santa Cruz do Sul proporciona qualidade de vida e o clube conta com uma boa estrutura. A esposa permaneceu em São Pedro do Sul, a 184 quilômetros de distância. Ela trabalha na área estética.

A antiga profissão ajuda bastante na análise. “É uma facilidade que tenho pela convivência na TI, principalmente para interagir com o software e para analisar os dados. Minha experiência ajuda bastante. O profissional precisa prestar muita atenção em cada movimento dos atletas e assistir muitos jogos. Precisamos fixar padrões, encontrar vulnerabilidades e descobrir jogadas que possam nos fornecer perigo”, detalha.

Publicidade

LEIA MAIS: Preparadores de goleiros comentam sobre trabalho desenvolvido na dupla Ave-Cruz

Estudioso do futebol desde cedo

Augusto Tiecher Toriani tem 24 anos e está na graduação em Educação Física em Porto Alegre. Antes de chegar ao Santa Cruz, atuou pelo Lajeadense na Série A2 do Campeonato Gaúcho em 2021 e 2022, mas esteve no Barcelona, de Ilhéus, em 2023 durante o Campeonato Baiano. Além disso, o profissional presta assessoria a jogadores de forma individual.

Augusto é formado no curso da CBF e online do Barcelona Academy. Também realizou estágio no Avaí, acompanhando equipes das categorias de base. Até maio, vai concluir a licença C de treinador pela Asociación del Fútbol Argentino (AFA). Bastante estudioso, o analista procura aperfeiçoar o aprendizado por meio da literatura, principalmente de questões táticas. Por conta das publicações de qualidade estrangeiras, Augusto faz leituras em diversos idiomas, como espanhol, inglês e italiano.

Publicidade

LEIA MAIS: Preparadores físicos avaliam a primeira quinzena de atividades na dupla Ave-Cruz

O lajeadense gostava de jogar futebol e era interessado na formação tática das equipes. Ao descobrir que era hemofílico, precisou deixar os gramados. Com isso, buscou outra forma de se relacionar com o futebol. “Ainda na escola, fiz os primeiros cursos pela internet para construir um repertório. Avancei na área dessa forma. Aos poucos, passei a acumular informações e a estar preparado para desempenhar a função”, comenta.

O Santa Cruz entrou em contato com Augusto e acertaram o vínculo. Ele reuniu-se com os outros integrantes da comissão técnica e os objetivos e métodos foram alinhados. “É importante entender como o treinador pensa no modo da equipe jogar. Quais características busca em campo. Gravo as atividades e crio um relatório a partir dos objetivos que traçamos. Os atletas são orientados com base nos recortes dos vídeos”, esclarece.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTE

Augusto Toriani em ação
Foto: Vinicius Molz Schubert

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.