O Hospital Ana Nery promoveu um evento pelo diagnóstico precoce do câncer de pulmão, chamado Ar Puro, na manhã de sábado. A iniciativa, em parceria com a Roche Farmacêutica, foi realizada na Praça Getúlio Vargas, das 9 horas até as 13 horas e contou com um pulmão inflável, em tamanho grande, que chamou a atenção de quem circulou pelo Centro de Santa Cruz do Sul.
A ação contou a participação de mais de 20 pessoas entre médicos, enfermeiros e funcionários do hospital e teve mateada, aferição da pressão arterial, bazar Pela Vida e uma roda de conversa sobre os direitos do paciente oncológico. No entanto, a principal atividade do dia foi a triagem para identificar casos de câncer de pulmão em parceria com a Liga Acadêmica de Oncologia da Unisc.
Conforme a oncologista e coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Ana Nery, Dra. Bianca Weiss, o objetivo da campanha é prevenir o câncer de pulmão, que é um dos tumores que mais tem incidência de morte no país. “No Sul do Brasil, uma em casa cinco mortes por câncer foram causadas por câncer de pulmão”, explica.
Publicidade
A triagem leva em conta fatores de risco como tabagismo e o trabalho com mineração. Os sintomas são tosse persistente, dor quando a pessoa respira e tosse com expectoração sanguinolenta. Os interessados na ação receberam explicações e passaram por cadastro. As 30 pessoas com maior probabilidade ou suspeita da doença serão encaminhadas para realização de exames para o diagnóstico precoce.
This website uses cookies.