Regional

Ana Nery pode assumir gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo

Após quase três anos de um escândalo que mudou o rumo do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP), foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira, 28, a Ata da Sessão de Julgamento da Habilitação de entidade para atuar na casa da saúde. Conforme a decisão, após a análise da documentação de três empresas interessadas, a comissão declarou o Hospital Ana Nery de Santa Cruz habilitado à próxima fase do certame.

LEIA TAMBÉM:

O contrato é de caráter emergencial, com vigência de 180 dias. ​​O critério de julgamento de classificação dos candidatos é técnico e o preço. Além disso, são priorizadas propostas apresentadas por entidades filantrópicas e sem fins lucrativos. A promotora de Justiça de Rio Pardo, Christine Mendes Ribeiro, que acompanhou a situação desde o início, comenta que o trabalho de seleção da entidade vem sendo conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde, com apoio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “É ainda uma fase de transição, porque estamos nessa busca da entidade que vai assumir efetivamente pelos próximos anos a gestão do Hospital Regional”, salienta.

De acordo com Christine, com o julgamento, foi possível ver quais foram as entidades que se interessaram em participar do chamamento público. “A partir dessa publicação fica aberto o prazo recursal para as entidades que de alguma forma não estão prosseguindo como habilitadas. Essas entidades podem fazer o recurso administrativo e aguardar o próximo passo, mas nós já temos uma visualização das entidades interessadas e quem neste momento estão habilitadas a prosseguir”, acrescenta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Serviço de capelania já funciona no Hospital Ana Nery

Ela observa ainda que a assinatura de contrato emergencial, que seleciona a nova entidade, não afasta o caráter de intervenção que o HRVRP sofreu. “Essa intervenção só terá fim a partir do momento em que nós, o Estado e o Ministério Público, peticionarmos no processo da ação civil pública.”

Relembre

A Operação Camilo foi deflagrada em 27 de maio de 2020 por uma força-tarefa entre Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado. Foram cumpridas 129 medidas judiciais decorrentes da investigação que apurava crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção passiva, organização criminosa, ocultação de bens, crime de responsabilidade e desobediência. O prejuízo estimado foi de R$ 15 milhões. Na ocasião, 15 pessoas foram presas, entre elas Rafael Barros, ex-prefeito de Rio Pardo, e o ex-procurador do município, Milton Schmitt Coelho. 

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: operação da Polícia Federal atinge a prefeitura e o hospital de Rio Pardo

Na época, a Prefeitura de Rio Pardo era a responsável pelo hospital. Depois disso, o Estado interviu e, no dia 15 de junho de 2020, o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo passou a ser administrado pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Em dezembro do ano passado, o estabelecimento de saúde passou definitivamente à posse do Governo do Estado, por meio da assinatura de um termo de cessão de uso, para seguir prestando serviços de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

LEIA MAIS: Polícia Federal conclui inquérito da Operação Camilo com 33 pessoas indiciadas

Publicidade

O HRVRP oferece pelo SUS porta de entrada de urgência e emergência, ambulatórios nas especialidades de traumato-ortopedia e cirurgia geral, além de maternidade e leitos de saúde mental. É referência para os municípios da 28ª Região de Saúde, que, além de Rio Pardo, contempla também Candelária, Pantano Grande e Sinimbu, entre outros.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.