Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OUTUBRO ROSA

Ana Nery foca em vídeos informativos para orientar a comunidade sobre o câncer de mama

Foto: Rafaelly Machado

Simoni Gollmann mostra um dos setores do hospital decorados com temas alusivos à campanha: ações priorizaram pacientes

O Hospital Ana Nery encerra na semana que vem uma extensa programação elaborada para o mês de prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa, que não teve atividades presenciais no ano passado em função da pandemia, em 2021 proporciona ações voltadas aos pacientes e familiares presentes na instituição. A parte aberta à comunidade contou com vídeos nas redes sociais – dos profissionais médicos respondendo a perguntas – e também com um estande da entidade durante a 36ª Oktoberfest, destacando a prevenção e informações sobre os trabalhos realizados pelo hospital.

De acordo com a coordenadora de Captação de Recursos do Hospital Ana Nery, Simoni Gollmann, devido à necessidade de cuidados especiais em função da Covid-19, e por conta dos pacientes oncológicos e imunossuprimidos, foi definido que as atividades seriam internas. “Mesmo que a pandemia esteja mais calma, achamos que ainda não era o momento de fazer grandes eventos com aglomerações. Um dos tradicionais do Outubro Rosa é a mateada, no pátio do hospital, mas julgamos que nesse ano ainda não deveríamos fazer algo deste porte”, explica.

LEIA TAMBÉM: Ana Nery busca ampliar número de atendimentos de radioterapia pelo SUS

Publicidade

A instituição optou por realizar atividades menores contemplando os pacientes que estiverem no hospital naquela data, com um calendário de eventos durante o mês. Algumas ações foram realizadas em parceria com entidades que trabalham favorecendo pacientes com câncer e com a prevenção da doença, como a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul.

Como as ações foram voltadas para os pacientes, muitas das atividades focaram não só na prevenção da doença, mas também na qualidade de vida, como alongamentos, meditação e informações nutricionais. “O Outubro Rosa é muito marcante. Acreditamos muito na prevenção. Priorizamos esse trabalho para que as pessoas não cheguem a ser nossas pacientes”, conta Simoni. Além das atividades, os setores do hospital foram decorados em função da data. No mês que vem, o Ana Nery realiza também a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização do câncer de próstata, que também contará com ações e informações para o público interno.

LEIA MAIS: Hospital Ana Nery oferece exames preventivos gratuitos

Publicidade

Foram oferecidos 50 exames gratuitos

Em uma das ações realizadas pelo Hospital Ana Nery durante o Outubro Rosa, a instituição disponibilizou à comunidade a realização de cerca de 50 exames preventivos, tanto de câncer de colo de útero quanto de palpação de mama. As mulheres interessadas realizaram agendamento e os exames foram marcados em quatro datas no Centro de Oncologia Integrado (COI), na UPA, no Posto de Coleta Central do Laboratório Ana Nery e no Hospitalzinho. Os resultados dos testes são posteriormente repassados à Secretaria Municipal de Saúde, que dá o andamento aos casos que necessitam de tratamento.

O hospital mantém continuamente o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino (PPC), criado em 2000, por meio do qual realiza um trabalho diferenciado em localidades rurais de Santa Cruz do Sul. Com ônibus adaptado para a realização de consultas e profissionais preparados, como enfermeiros e técnicos em enfermagem, a iniciativa vai ao encontro de mulheres que não costumam procurar atendimento em saúde, sobretudo preventivo.

As visitas às comunidades englobam atividades como a palpação de mama e a coleta de amostras de células do colo uterino e parede vaginal das participantes, para encaminhamento a exames citopatológicos. Também são oferecidas palestras educativas e rodas de conversa sobre temas relacionados ao bem-estar feminino.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: histórias de superação e amor à vida

Programação

Entre as atividades realizadas durante todo o mês houve vídeos informativos exibidos nas recepções do hospital, além de ações como a Amigas e amigos do peito: câncer de mama, o que tenho a ver com isso?, desenvolvida pela Psicologia, e alongamentos com pacientes e familiares, promovidos pela Terapia Ocupacional do Ana Nery. Outras atividades pontuais incluíram ações de conscientização; orientações nutricionais e entrega de folder da equipe de Nutrição do Ana Nery; sessões de meditação e quick massage; distribuição de brindes e apresentações artísticas.

Nesta quinta-feira, 21, haverá uma atividade de musicoterapia com Ricardo França. Já na próxima terça-feira, todos os colaboradores do Ana Nery, incluindo UPA, Solar Ana Nery e laboratórios, são convidados a usar rosa pela causa da prevenção. A programação é concluída ainda com uma apresentação da saxofonista Beatriz Albers e uma ação lúdica com os palhaços da equipe Doutores Só Riso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: diagnóstico precoce é fundamental para superar o câncer

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.