Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Ana Nery está na lista de hospitais com alta adesão às práticas de segurança

O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, está na lista de instituições que apresentaram alta adesão às práticas de segurança, conforme a Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 23, pelo Setor de Comunicação do hospital. A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto foi o alvo das avaliações, que aconteceram em 782 hospitais do Brasil.

Entre maio e agosto de 2016, o ciclo de autoavaliação esteve disponível. O Hospital Ana Nery atingiu índices entre 67% – 100% de conformidade com os indicadores de estrutura e processos avaliados. Dentre os critérios, estava o plano de segurança do paciente, núcleo de segurança do paciente, protocolo de prevenção de quedas, protocolo de prática de higiene das mãos, protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e adesão à lista de verificação de segurança cirúrgica.

A avaliação foi composta por 11 questões objetivas com relação à estrutura do serviço e quatro questões sobre indicadores de processos relacionados com a segurança do paciente. No total, foram 15 critérios baseados nas Ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, instituídas pela resolução RDC 36/2013.

Publicidade

Segundo a Enfermeira Suzeline Ferreira, integrante do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Ana Nery, a instituição já realizava ações e atividades para o atendimento das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que vão ao encontro dos protocolos de segurança do paciente do Ministério da Saúde. “Mesmo antes da análise já trabalhávamos com base em normas e protocolos do Ministério da Saúde. A RDC só veio fortalecer essas ações”, afirma.

Para o Diretor Executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, este resultado dará visibilidade à instituição e ajudará a reforçar, ainda mais, a adesão às práticas de segurança do paciente. “O Hospital Ana Nery foi o único do Vale do Rio Pardo a entrar para o ranking da Anvisa, o que reitera algo que já sabíamos: a importância dada pela instituição, no que se refere à cultura da segurança e cuidado dos nossos pacientes”, finaliza.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.