Categories: Regional

Amvarp envia ofício ao governo do Estado pedindo retorno da cogestão

Os prefeitos dos 16 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) estiveram reunidos em videoconferência na tarde dessa terça-feira, 1°. O motivo da reunião extraordinária foi a suspensão temporária do sistema de gestão compartilhada do modelo de distanciamento, anunciada na segunda-feira, 30, pelo governador Eduardo Leite (PSDB) como forma de conter o rápido avanço da Covid-19 nas últimas semanas. Os gestores encaminharam ofício ao Piratini solicitando o retorno da cogestão.

Conforme o documento, a principal reclamação diz respeito à ausência de aviso prévio sobre a mudança, que pegou de surpresa as prefeituras e também os vários setores da economia que foram afetados pelas novas limitações de horários e capacidade. Os prefeitos afirmam que não apresentaram recurso contra a bandeira vermelha no último fim de semana justamente por haver a possibilidade de flexibilizar as regras dentro do sistema de cogestão, que acabou suspenso na segunda-feira, mesmo dia em que a bandeira se tornou definitiva para o restante da semana.

LEIA MAIS: Governo aceita dois recursos e Estado tem 19 regiões em bandeira vermelha

Publicidade


A Amvarp encaminhou ofício com conteúdo semelhante também à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), solicitando que a instituição interceda junto ao governo do Estado e apoie as regionais. Além das mudanças no comércio, indústria e serviços, as restrições para funcionamento dos vários setores da administração pública são alvo de queixa, em razão da necessidade de funcionários para o fechamento dos mandatos e transição de governo onde se faz necessário.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.