A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realizam assembleia, nesta quarta-feira, 27, para troca de diretoria. O encontro dos gestores da região será no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul, onde será servido almoço com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Marcos Peixoto. Nessa terça, o presidente da Amvarp e prefeito de Pantano Grande, Mano Paganotto, fez um balanço das ações durante o ano em que esteve à frente da entidade regional. Ele falou aos jornalistas Aline Silva e Leandro Porto na Rádio Gazeta 107,9 FM. Resumiu sua atuação com o foco na aproximação e no reforço político.
LEIA TAMBÉM: Aprovado uso do FGTS Futuro para compra da casa própria; entenda como vai funcionar
“Me aproximei de todos os prefeitos. Ligamos para todos os municípios, colocando a Amvarp à disposição”, explicou. Paganotto destacou a importância da atuação, envolvendo 17 municípios com quase meio milhão de habitantes. Ressaltou os momentos em que houve mobilização para tratar com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), tendo em vista os problemas percebidos nas vias. “O que era para ser um benefício havia virado um transtorno para a comunidade”, disse em relação à demora de obras contratadas pelo Estado.
Publicidade
Paganotto fez um alerta para os demais gestores. O marco regulatório do esgoto deve ser atingido até 2033, sob pena de os municípios perderem recursos. “Todos devemos estar adaptados ao que diz essa lei. Tem que começar, agora. Não é porque não serei prefeito em 2033 que não irei ver isso”, afirma. “Temos a associação mais antiga dos prefeitos. São 62 anos”, destacou. Mano Paganotto viveu um fato inusitado: ele foi o segundo da família a assumir a presidência. Primeiro foi seu pai, Ênio José Paganotto, em 1991. Agora, adianta, tudo indica que o prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, vai assumir a entidade.
O gestor também enfatizou o que caracteriza como bom momento vivido por Pantano Grande. Citou ainda o fato gerado a partir da guerra no Leste Europeu. A argila com maior pureza do mundo está na divisa de Ucrânia e Rússia. Com o impedimento da comercialização, o produto local passou a ter maior mercado, atendendo a 80% da necessidade de Santa Catarina, que é o estado maior produtor de porcelana, chegando a exportar para 88 países.
“Fizaram aprofundamento maior no nosso subsolo, com acompanhamento da prefeitura. Encaminhamos um contêiner para a Itália e tivemos a boa notícia de que foi aprovado. Estamos exportando mais de 50 mil toneladas por mês”, relatou. Comemorou também a geração de empregos no setor calçadista, com investimento de R$ 4,5 milhões, indo para a segunda esteira com mais de 10 mil pares por dia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Técnicos e auxiliares de enfermagem anunciam fim da greve
Cisvale
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) também vai realizar eleição da sua diretoria. O evento será realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) a partir das 9 horas. Além das questões relacionadas à organização das entidades, estarão em debate iniciativas a serem desenvolvidas em áreas estratégicas para a região.
Além da eleição, a assembleia tratará da tramitação de resoluções técnicas da entidade, bem como do projeto Agenda Ambiental Cisvale 2030. Será apresentada a proposta de realização de uma Gincana Regional, para ser executada nos municípios a partir do dia 5 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Receita Estadual intensifica ações de fiscalização de grupos econômicos irregulares
Após a eleição, haverá a posse do Conselho Administrativo e Conselho Fiscal da próxima gestão. Na sequência, será realizada uma reunião-almoço, na presença do presidente do TCE-RS, Marcos Peixoto, que vem a Santa Cruz a convite do presidente do Cisvale, Gilson Becker. “O presidente do TCE vem para participar conosco deste momento importante de discussões regionais, a nível de Cisvale e de Amvarp. Sempre é uma oportunidade de realizar boas trocas de experiências”, ressalta Becker, que é prefeito de Vera Cruz.
Marcos Peixoto estará acompanhado de auditores do Tribunal de Contas, que poderão esclarecer dúvidas e prestar orientações aos prefeitos quanto a questões práticas ligadas à administração.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade