Categories: Regional

Amprotabaco fixa metas para o biênio 2021/22

O presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Marcus Vinícius Pegoraro, também prefeito de Canguçu, esteve na Gazeta Grupo de Comunicações nessa sexta-feira, 21, para apresentar os projetos da entidade para o biênio 2021/22. Ele foi empossado no fim de abril e defende maior protagonismo da Amprotabaco, por meio da ampliação de representatividade.

A principal pauta, no entendimento de Pegoraro, é dar maior relevância ao que a cultura do tabaco representa aos municípios produtores nas áreas econômicas e sociais. “A associação deve destacar a importância na transformação da qualidade de vida das pessoas. Posso falar da evolução social que tivemos em Canguçu. Além de outros aspectos, como a preocupação com o meio ambiente”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM
Amprotabaco tem nova diretoria para 2020/2021
Nova diretoria toma posse na Amprotabaco

Publicidade

Além de transmitir a imagem do avanço na qualidade de vida dos produtores, Pegoraro pretende trabalhar aspectos como disseminação de tecnologia nas propriedades, acesso a linhas de crédito, diversificação rural e combate ao contrabando. Ele se reuniu com os presidentes da Afubra, Benício Albano Werner, e do SindiTabaco, Iro Schünke, para alinhar pautas conjuntas de produtores e indústrias.

Para Pegoraro, a Amprotabaco pode exercer papel importante na esfera política ao defender a cultura do tabaco, pela abrangência nos três estados do Sul. “No Sul do Estado, que posso citar como exemplo, não temos as indústrias fumageiras do Vale do Rio Pardo. Mas a receita gerada com a produção de tabaco em Canguçu coloca o município como terceira economia regional. É uma garantia de rentabilidade que retorna ao município pelo consumo das famílias, o que fortalece o elo entre os setores”, detalhou.

LEIA TAMBÉM: Conferência virtual debate impacto na cadeia do tabaco

Publicidade

Guido Hoff é o novo secretário executivo

O ex-prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, é o novo secretário executivo da Amprotabaco, e acompanhou o presidente na visita à Gazeta. Para Hoff, Pegoraro é um homem de visão, característica demonstrada no primeiro mandato como prefeito, que o conduziu à reeleição em 2020. “Ele tem tino administrativo, trabalha com pluralidade nos pensamentos e ações. Tenho certeza de que a experiência dele vai ser importante para encorpar a Amprotabaco”, salientou.

Hoff disse que vai colaborar de corpo e alma para fortalecer a entidade. Para isso, já iniciou os trabalhos com visitas a 70 municípios do Estado. “Precisamos que as prefeituras tenham consciência da representatividade do tabaco, para que tenhamos mais associados”, frisou. Hoff está de malas prontas para encontros em Santa Catarina e no Paraná, com o intuito de dar mais musculatura à entidade.

“São mais de 500 municípios produtores de tabaco. No Rio Grande do Sul, 75 mil famílias dependem da atividade. Por outro lado, não podemos deixar a diversificação de lado. É a meta de grande parte dos prefeitos: organizar a pequena propriedade para a agricultura de subsistência e venda do excedente para aumentar a renda”, citou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Plantio do tabaco começa a ocorrer cada vez mais cedo

Canguçu é destaque na produção de tabaco

Pegoraro destacou que Canguçu é o segundo maior produtor de tabaco entre os municípios gaúchos. A liderança, perdida por conta da estiagem do último ano, deve ser recuperada com a estimativa de uma safra normal neste ano. O município registra 5,5 mil produtores de tabaco, o maior volume do Estado. Canguçu conta com uma população de 56 mil habitantes.

O prefeito credita uma parcela significativa do desenvolvimento econômico municipal ao tabaco. “As famílias conseguem obter um avanço no campo. Há uma melhora nas residências e na infraestrutura das propriedades. O produtor tem a oportunidade de trocar o carro, fornecer uma educação qualificada aos filhos. Então, o tabaco é uma cadeia importante e precisa ser destacado”, sublinhou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Tabaco lidera as exportações do agronegócio no Estado

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.