Categories: Regional

Amprotabaco empossa nova diretoria

Curitiba recebeu representantes da cadeia produtiva do tabaco nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, para a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios de Tabaco (Amprotabaco). A solenidade festiva ocorreu no Salão de Eventos do Hotel Harbor.

No ato, o prefeito de São João de Triunfo (PR), Marcelo Hauagge Distéfano, assumiu a presidência da entidade no lugar do prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), Telmo Kirst. Também tomaram posse os novos vices, Roger Eduardo Selski, de Ipiranga (PR); Luiz Alberto Faria, de Canoinhas (SC); e Dalvi Soares de Freitas, de Dom Feliciano (RS). A nova diretoria permanecerá à frente da Amprotabaco pelo período de um ano.

Nos três estados do Sul, a entidade teve o apoio efetivo do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). “A Amprotabaco representou uma defesa muito forte ao setor produtivo, principalmente ao garantir que nossas reivindicações fossem levadas até a Rússia”, destacou o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, ao afirmar que o sindicato continuará apoiando as ações.

Publicidade

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, definiu como fundamental o trabalho da associação encabeçada até então pelo prefeito Telmo Kirst. “A Amprotabaco já fez muito, mas a defesa do setor precisa aumentar e a Afubra apresentará novas demandas ao grupo”, disse.

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Eduardo Galant, manifestou-se contente com o trabalho desenvolvido pelos prefeitos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. “Estamos nos colocando à disposição e seremos parceiros nesta luta”, garantiu.

Idealizador da Amprotabaco, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, permaneceu à frente da entidade durante o ano de 2014, sendo o primeiro presidente da associação. Ao propor sua criação, pensou em uma entidade forte, com o propósito de ser porta-voz dos municípios em defesa da produção de tabaco.

Publicidade

Na avaliação de Telmo Kirst, a associação esteve presente em importantes mobilizações do setor. “A Amprotabaco participou de uma reunião da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), em Brasília. As demandas do setor foram levadas até a COP 6, em Moscou, na Rússia. Aliás, essa foi nossa principal vitória”, destacou. Em 2014, os prefeitos também se reuniram com os Ministros do Trabalho, Relações Exteriores e Agricultura.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.