A Campanha de Multivacinação em Santa Cruz do Sul começou nessa segunda-feira, 16, com o desafio de tentar contribuir para a melhoria dos índices nacionais de imunização. A queda de cobertura vacinal no Brasil tem preocupado as autoridades sanitárias. A ação se estende até o dia 28 de outubro e é direcionada a crianças e adolescentes menores de 15 anos. Durante esse período, todas as unidades básicas de saúde (UBS) e estratégias de saúde da família (ESFs) estarão aptas a aplicar as doses oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, basta apresentar o cartão de vacinação.
O coordenador do setor de Imunizações, enfermeiro Roger Peres, explica que há consenso entre profissionais da saúde de que a procura por todas as vacinas no Brasil começou a sofrer uma diminuição em 2015, e essa realidade se mantém. “A desmotivação se intensificou durante a campanha de vacinação contra a Covid-19”, avalia.
LEIA MAIS: Santa Cruz inicia campanha de vacinação nesta segunda; veja locais
Publicidade
De acordo com Peres, tal quadro representa o risco de reaparecimento de doenças que, até então, estavam controladas. “Conforme as pessoas se vacinam menos e a cobertura cai, abrem-se portas para a reintrodução dessas enfermidades”, explica. Em âmbito nacional, entre os menores de 1 ano, o percentual de imunizados com a BCG caiu de 95,55% em 2016 para 56,48% neste ano. Em relação à vacina da poliomielite, a queda foi de 84,43% para 58,60% no mesmo período.
Peres destaca que para reverter o quadro atual, a Secretaria de Saúde aposta em campanhas de multivacinação e no apoio da mídia para a difusão de informação e o esclarecimento de dúvidas, além do combate à desinformação. A campanha contará ainda com a realização do Dia D de Vacinação no próximo sábado.
LEIA TAMBÉM: Campanha de Multivacinação começa nesta segunda-feira em Venâncio Aires
Publicidade
O enfermeiro salienta que a data atende a um anseio da população, que muitas vezes precisa de horários alternativos e dos fins de semana para conseguir se imunizar. “Essa é a forma pela qual entes públicos – municípios, estados e União – estão procurando melhorar as coberturas vacinais.”
As unidades de saúde de Santa Cruz do Sul mantêm um trabalho intenso de busca ativa do público a ser vacinado, por meio das visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, do contato com as escolas e emissão de atestados de vacinação, no ato da matrícula e rematrícula nas instituições de ensino. “São vários movimentos em busca de melhorar esses indicadores”, esclarece Roger Peres.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz realiza cirurgia de próstata inédita e inovadora
Publicidade
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, conclama os pais de adolescentes e crianças em atraso com as imunizações a aproveitarem a oportunidade. “As vacinas têm sido aliadas da humanidade, garantindo a erradicação de doenças que podem ser mortais ou trazer prejuízos irrecuperáveis à vida de crianças e jovens. Vacinar é um compromisso assumido com nossos filhos e com a saúde da sociedade.”
Neste sábado, 21, ocorrerá o Dia D de Vacinação. Confira abaixo as unidades de saúde onde as vacinas estarão disponíveis, com seus respectivos horários de funcionamento. Na data, as unidades da cidade e do interior abrirão as portas em mais uma oportunidade para a população colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Interior (das 9 às 13 horas, sem fechar ao meio-dia)
Publicidade
Zona urbana (das 9 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia)
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.