A posição geográfica e o perfil econômico de Santa Cruz do Sul fazem com que os pedidos de ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva sejam recorrentes. O assunto foi pautado em algumas oportunidades nas quais a prefeita Helena Hermany (PP) esteve em Brasília. Um passo importante para isso foi dado pela Câmara Federal nessa terça-feira, 29, com a aprovação, na Comissão de Indústria, do requerimento do deputado Heitor Schuch (PSB) para a realização de um seminário para tratar do assunto.
A iniciativa tem 29 de novembro como data sugerida e será realizada por meio do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar). Conforme Schuch, será um encontro fundamental para a discussão do impacto nas indústrias, comércio e serviços nas regiões dos vales do Rio Pardo e do Taquari. “Como deputado federal e filho de Santa Cruz, sei da importância de fortalecer a infraestrutura aeroportuária regional para alavancar o desenvolvimento econômico e a recuperação da nossa região”, destaca Schuch.
LEIA MAIS: Câmara dos Deputados aprova seminário em Santa Cruz para debater ampliação do aeroporto
Publicidade
O evento, ainda sem local definido, deverá contar com a participação de importantes líderes. A expectativa é de dar um grande passo para impulsionar o crescimento e a competitividade de Santa Cruz e de toda a região central do Rio Grande do Sul.
Ainda na primeira quinzena de outubro, o deputado Heitor Schuch teve audiência com o assessor do Ministério de Portos e Aeroportos, George Christian, em Brasília. O motivo do encontro foi discutir o projeto de ampliação do aeroporto local. A proposta visa adequar a infraestrutura da pista para receber aeronaves maiores, o que beneficiará diretamente as viagens domésticas e comerciais.
LEIA MAIS:
Publicidade
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz, Cesar Cechinato, tem defendido essa ampliação como fomento para o desenvolvimento dos Vales e forma de aproximar o município de grandes centros econômicos, como Porto Alegre e São Paulo. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, lamentou que a necessidade dessa estrutura para logística tenha sido percebida, de maneira mais forte, a partir do desastre natural de maio.
Cechinato afirmou a necessidade de um aeroporto com 2,5 quilômetros de pista para pousos e decolagens, tendo como base a tendência do setor aéreo mundial. “Santa Cruz tem uma das melhores posições logísticas e pode ficar melhor ainda com um aeroporto regional com uma pista de no mínimo 2,5 quilômetros”, disse. Na última década, foram atraídas para o município dez novas empresas entre as 50 maiores do Estado, em se tratando de ICMS. “Essa dinamicidade econômica seria ainda maior se tivéssemos um aeroporto regional”, exemplificou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.