A Associação dos Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul exibirá na sessão semanal desta terça-feira, 25, o filme Tartarugas Podem Voar, de Bahman Ghobadi, produzido no Irã e Iraque em 2004. Trata-se do quarto filme de Ghobadi, o segundo a estrear no Brasil, e retrata um acampamento curdo na fronteira entre o Irã e o Iraque, nos dias que antecedem a invasão dos Estados Unidos, em março de 2003. A sessão começa às 19 horas, no auditório do Sindibancários, na Rua Sete de Setembro, 489.
LEIA TAMBÉM: Documentário “Olha pra Elas” terá exibição gratuita
A trama mostra como a rotina bélica altera a vida dos mais jovens. Escrito e dirigido pelo cineasta iraniano de origem curda, é considerado o primeiro filme iraquiano após a invasão americana, um ano antes. E retrata exatamente essa época. Às vésperas do ataque, crianças curdas em campo de refugiados têm raros momentos de alegria em meio à escassez, aos traumas e à realidade das minas terrestres que matam ou aleijam.
Publicidade
Em meio à procura, desmonte e venda de sucatas de equipamentos de guerra, o jovem Satellite (Soran Ebrahim), de 13 anos, busca uma antena parabólica para o vilarejo, localizado entre o Iraque e a Turquia, um item que naquele momento tem tanta importância quanto alimentos: garante acesso à informação em meio ao controle da mídia exercido pelo poder central.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.