Categories: Geral

Amenizar os problemas da umidade pode ser simples

Paredes mofadas, bolhas na pintura e roupas com bolor são consequências da umidade, uma das características do inverno gaúcho que não poupa quase nenhuma residência. Porém, algumas dicas simples e práticas ajudam a deixar o mofo em paredes e a umidade longe das residências.

Conforme o biólogo Jair Putzke, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o mofo é um tipo de fungo que se desenvolve por esporos suspensos no ar. Ou seja, eles crescem em ambientes quentes e úmidos. Putzke afirma que o micro-organismo se instala em qualquer superfície permeável na qual consiga extrair substratos. “Tendo condições adequadas, o mofo se desenvolve em qualquer lugar”, ressalta.  

Embora não haja nenhuma fórmula mágica para deixar a casa seca durante o inverno – e, consequentemente, eliminar todas as possibilidades de multiplicação de bolor nos ambientes –, é possível, segundo Putzke, amenizar os efeitos ou até mesmo prevenir o surgimento deste hóspede indesejado com algumas práticas e técnicas simples. 
Segundo ele, a principal dica é ventilar os ambientes fechados e, claro, mantê-los sempre limpos. “O substrato deste fungo instala-se na poeira. Sendo assim, ele acaba depositando o material principalmente nas paredes”, fala. Caso o mofo apareça, deve-se limpá-lo imediatamente. Se isso não for feito, ele pode se espalhar nos rejuntes e no teto, causando uma dor de cabeça maior. Outra recomendação é usar tinta antimofo.  

Publicidade

Existem algumas soluções caseiras que podem ser utilizadas na remoção do mofo. Por exemplo, o uso de giz e de sachês de sílica que absorvem a umidade dos ambientes contaminados e potes com bicarbonato de sódio espalhados pela casa – quando o pó formar pequenas bolhas, é hora de trocar. Colocar um saquinho de cravo dentro do armário, suco de limão no rejunte dos azulejos e vinagre nas roupas também ajuda na hora de prevenção.

Para quem busca soluções mais tecnológicas, Putzke sugere o uso de aparelhos que desumidificam e esterilizam o ar. “Acredito que os desumidificadores são mais eficazes que todas as soluções caseiras”, avalia.

DICAS

Publicidade

Contra o mofo

Pulverize uma solução de cloro ativo sobre o mofo.
Deixe o produto agir por cinco minutos.
Esfregue a superfície com uma escova de náilon para retirar o mofo.
Limpe a área com pano úmido e depois passe um pano seco.

Paredes e teto

Publicidade

Se a parede já estiver com bolor, será preciso seguir os seguintes passos antes de pintá-la:
Lixe e remova todo o bolor da parede.
Lave a superfície com uma solução de água sanitária e água potável (proporção de um para um) ou de água e cloro (proporção de dez para um).
Enxágue com água limpa em abundância.
Espere a parede secar totalmente antes de iniciar a pintura.
Caso a superfície esteja em más condições, remova totalmente a pintura, escove a parede para eliminar a poeira e aplique uma demão de fundo preparador de paredes antes de pintar.

Cuidados

É importante usar luvas, máscara e capa de plástico para evitar o contato com o cloro ativo.

Publicidade

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) também é conhecido como carbonato de monossódio. Do ponto de vista químico é definido como um sal de sódio do ácido carbônico. Tem pH muito alcalino (8,6 em água), o que inibe o crescimento dos fungos de mofo, já que esses vivem em ambientes ácidos.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.