Conforme o Mapa do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, divulgado nesta sexta-feira, 12, as regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Passo Fundo foram classificadas com bandeira vermelha. Analisando os dados da semana juntamente com o Departamento Jurídico de Cachoeira do Sul, a Associação de Municípios do Centro-Serra (AMCserra) entendeu que a Região 27 não tem condições de reverter a bandeira vermelha.
LEIA TAMBÉM: Sobradinho confirma o 5º óbito por Covid-19
Nesta semana a região ficou com média 1,58 no sistema – notas acima de 1,5 resultam em bandeira vermelha. Acrescenta-se a isto o histórico de análise do Gabinete de Crise, que nas ultimas semanas não aceitou nenhum pedido de reconsideração de bandeira; a piora na avaliação de três indicadores que abrangem dados específicos da região de Cachoeira do Sul, totalizando um destes em avaliação de risco máxima (bandeira preta); 267% de aumento no número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas e no número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas por 100.000 habitantes. O terceiro pior indicador individual, o número de óbitos nos últimos sete dias, registrou elevação de 33% (de três passou para quatro casos). E ainda, a região atingiu níveis de risco para acionamento da salvaguarda de bandeira vermelha – com aumento nas internações por Covid-19 e baixa disponibilidade de leitos na macrorregião dos Vales.
Publicidade
Os municípios que podem aderir a Regra 0-0, com adoção da bandeira laranja por não terem mortes e internações por Covid-19 registradas nos últimos 14 dias, nesta semana, da região de Cachoeira do Sul, são: Arroio do Tigre, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete e Segredo. Da região de Passo Fundo, Tunas se enquadra nesta regra.
Os municípios da AMCserra que precisam obedecer regras da bandeira vermelha são: Sobradinho, Lagoão e Jacuizinho. Estes municípios podem se beneficiar da Cogestão Regional, com regras semelhantes às da bandeira laranja.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.