O Governo do Estado divulgou na sexta-feira, 15, o mapa preliminar da 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Novamente as regiões de agrupamento de Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Passo Fundo foram classificadas com bandeira vermelha. Isso representa risco epidemiológioco alto.
Analisados os dados da semana juntamente com o departamento jurídico de Cachoeira do Sul, a Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCserra) entendeu que a Região 27 não tem condições de reverter a bandeira vermelha. Na semana avaliada, a média foi de 1,68 (acima de 1,5 tolerada para bandeira laranja).
LEIA MAIS: Governo recebe três pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 37ª rodada
Publicidade
A Associação levou em conta diversas questões como o histórico de análise do Gabinete de Crise, que nas últimas semanas não aceitou nenhum pedido de reconsideração de bandeira; a alteração para bandeira preta no indicador “Projeção do número de óbitos nos últimos sete dias”; o aumento para bandeira vermelha no indicador “Variação do número de confirmados em UTI”; o aumento para bandeira vermelha no indicador “Variação do números de leitos de UTI para atender Covid-19; além da ocupação de leitos de UTI na Região 27 que está em 90%. Na macrorregião está em 79,3%. A região 27 obteve melhora apenas no indicador “Número de hospitalizações por Covid-19”.
Conforme a AMCserra, é inviável o pedido de reconsideração de bandeira ao Comitê Avaliação do Governo do Estado nesta semana, devido a capacidade de atendimento na região estar em situação delicada. Os municípios que podem aderir a Regra 0-0 (sem óbitos ou hospitalizações nos últimos 14 dias), que permite a adoção de protocolos da bandeira anterior para regiões em bandeira vermelha ou preta, nesta semana, da Região 27 são: Cerro Branco, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete e Segredo; e da Região 12 – Cruz Alta, Jacuizinho se enquadra nesta regra.
Dos Municípios da AMCserra não se enquadram na Regra 0-0, Arroio do Tigre, Estrela Velha, Sobradinho, Lagoão e Tunas que podem se beneficiar através da cogestão regional, com regras semelhantes a bandeira laranja.
Publicidade
LEIA MAIS: Mapa preliminar confirma manutenção da bandeira vermelha na região
This website uses cookies.