Categories: Centro-Serra

Ambientes que acolhem leitura e leitores

Dificilmente é possível encontrar alguém que não tenha, pelo menos, pego algum livro em mãos. O mais difícil é encontrar alguém que tenha verdadeira paixão pela leitura, ainda mais quando falamos em literatura brasileira e as leituras obrigatórias para quem presta vestibular ou faz o Exame Nacional do Ensino Médio.

Mas, cumprindo com o seu papel, a Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), dá um “empurrãozinho” para abrir a mente e fazer os alunos tomarem gosto pela leitura. O Projeto Permanente de Leitura, neste ano, tem como tema “em nossas mães, os livros podem ser comuns ou fabulosos”. De acordo com a diretora da escola, Claudete Schuster Ensslin, o objetivo é promover o envolvimento de educadores, alunos e funcionários para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler. Para isso, foram criados ambientes que contribuem para a leitura. Locais aconchegantes e próprios para a prática literária foram elaborados em salas, no saguão e até ao ar livre. “É uma forma de incentivar os alunos a tomarem gosto pela leitura.

Os títulos ficam à livre escolha dos alunos, dentre os 17 mil exemplares à disposição na biblioteca da escola. Além disso, os estudantes também podem trazer seus livros de casa. “Nós realizamos uma pesquisa com os alunos todos os anos para saber qual obra mais os atrai. Depois a gente faz a compra e disponibiliza para a leitura”, explica. Os mais pedidos são os de aventura, suspense, romance e autoajuda. Durante a parada literária, realizada na última terça-feira, 24, também esteve disponível para visitação a Mostra Didática de Cordel do Sesc.

Publicidade

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.