Santa Cruz do Sul

Ambientalista palestra sobre preservação da natureza para alunos da rede municipal

Contemplar a vida, preservar a natureza e proteger o Cinturão Verde foram algumas das recomendações passadas pelo ambientalista José Alberto Wenzel a cerca de 200 ouvidos atentos que o acompanharam na tarde dessa sexta-feira, 2, em palestra realizada na Unisc. O evento “Uma cidade ambiental”, direcionado a alunos do ensino fundamental da rede municipal, foi organizado pela Secretaria da Educação em parceria com o Gabinete da Prefeita Helena Hermany e integra a programação alusivas à Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul.

Em pouco mais de 60 minutos de bate-papo, Wenzel conseguiu chamar a atenção de professores e estudantes para o uso preocupante de agroquímicos aplicados deliberadamente, como também para os prejuízos causados pelo desmatamento e a poluição. Ele – que é geólogo, escritor, colunista da Gazeta, já foi prefeito de Santa Cruz e ocupou diversos outros cargos públicos, como secretário estadual do Meio Ambiente e chefe da Casa Civil -, respondeu perguntas envolvendo inteligência artificial e plantas medicinais e recomendou às crianças que estejam sempre abertas para desenvolver espírito crítico a fim de que possam analisar as próprias atitudes e propor mudanças de hábitos para as próximas gerações.

Foto: Isadora Oliveira

LEIA TAMBÉM: Em plena semana do Meio Ambiente, árvores no trevo da Rua Juca Werlang são cortadas

Publicidade

Na abertura do evento, a prefeita Helena disse confiar muito na ação das crianças para a transformação do mundo em um lugar mais sustentável. “São as crianças que ensinam os adultos, como mensageiras das boas atitudes”. Ela ainda agradeceu ao palestrante por prontamente aceitar o convite para dialogar e repassar ensinamentos aos pequenos santa-cruzenses. “Ninguém melhor que o Wenzel para conversar sobre a natureza com vocês, porque ele tem muito conhecimento e realmente vive a causa do meio ambiente”.

A importância da preservação ambiental para um ecossistema sadio e equilibrado foi lembrada na fala do secretário municipal da Educação, Wagner Machado. Ele, que é bacharel em Direito, falou aos estudantes sobre a Constituição Federal, que garante direitos e também cobra deveres dos cidadãos no que diz respeito à conservação da natureza. “Quando a gente fala sobre cidade ambiental, sobre meio ambiente, a gente fala de futuro, de garantir vida boa hoje e garantir vida boa para amanhã”, finalizou.

LEIA TAMBÉM: Grupo avança para proteção do Cinturão Verde; veja ações

Publicidade

Participaram estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Bom Jesus, Dr. Guilherme Hildebrand, José Leopoldo Rauber, Menino Deus, Normélio Egídio Boettcher e Santuário.

Programação da Semana do Meio Ambiente:

No município, a Semana do Meio Ambiente deste ano tem como tema “O nosso cinturão verde e qualidade e vida”. É uma realização coletiva, com participação da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, entidades de classe, empresas, cooperativas e ONGs. A programação começou na última segunda-feira, 29, com abertura na Associação Comercial e Industrial (ACI), seguida de várias ações durante a semana pela cidade, desde caminhadas, atividades em escolas, palestras, gincanas, rodas de conversa, oficinas, distribuição de mudas, entre outras.

LEIA TAMBÉM: Programa Arborização + Segura fará o plantio de mais de 200 árvores em Santa Cruz

Publicidade

Na manhã deste sábado, 3, foi realizada a entrega das Sacolas do Bem para assinantes do jornal Gazeta do Sul, no Palacinho, e a Caminhada Ecológica meuResíduo, com saída da Linha Santa Cruz. Na tarde deste domingo, 4, na Praça da Bandeira, haverá uma ação de conscientização ambiental com apresentação teatral e também saída para um passeio ciclístico. As atividades terminam nesta segunda-feira, 5, com diversas ações distribuídas pelo município. A programação completa pode ser acessada neste link.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.