Esportes

Amaury Pasos, ídolo do basquete nos anos 60, morre aos 89 anos

Um dos grandes nomes do basquete nacional e integrante de uma das mais famosas formações da seleção brasileira, Amaury Pasos morreu nesta quinta-feira, 12, aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada. Bicampeão mundial e único homem a ser por duas vezes eleito MVP de uma Copa do Mundo, ele estava em São Paulo cercado por filhos, netos e familiares mais próximos.

Por meio de nota, a Confederação Brasileira de basquete lamentou a morte do ídolo e manifestou sua solidariedade aos amigos mais próximos e também parentes do atleta.

LEIA MAIS: Ceisc União Corinthians mira vitória contra o São Paulo nesta quinta-feira

Publicidade

“Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações” – citou o presidente Guy Peixoto Jr. A entidade decretou luto de três dias.

Campeão mundial em 1959 e 1963, Amaury encantou o mundo e tornou-se o único homem a ser visto pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) com o melhor atleta de uma Copa do Mundo.

LEIA MAIS: Ceisc União Corinthians é derrotado pelo Paulistano

Publicidade

Além de brilhar nestas duas competições ele também foi duas vezes medalhista olímpico com o Brasil, nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e de Tóquio, em 1964, levando a seleção ao bronze Amaury ainda venceu uma dezena de títulos com a seleção, disputou três Olimpíadas e quatro Mundiais. Pela equipe nacional, o seu currículo contabiliza 96 partidas oficiais.

No Brasil, ele foi ídolo no Corinthians, onde atuou de 1966 a 1972. Pelo clube, ele se tornou bicampeão brasileiro e faturou ainda três campeonatos paulistas. Em nota, o Corinthians também manifestou solidariedade aos parentes de Amaury, que também jogou no Clube de Regatas Tietê e no Sírio.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.