Geral

Alunos visitam a Gazeta para aprimorar trabalho sobre produção de notícias

Com o objetivo de desenvolver a produção textual dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, a professora da área de Linguagens do Colégio Marista São Luís, Laís Schulz, passou a trabalhar a escrita jornalística com a turma. E para incentivar a aprendizagem, ela convidou os estudantes para visitarem as instalações da Gazeta Grupo de Comunicações nos dias 4 e 11 deste mês. 

LEIA TAMBÉM: Estudantes visitam a Gazeta e dão sugestões de conteúdo

As turmas realizaram um tour pelos setores de assinaturas, comercial, redação integrada (jornal, Portal Gaz, rádios e editora) e parque de impressão. De acordo com Laís, o objetivo era mostrar de perto como é a produção de um jornal. “A gente sabe que nem todos vão seguir no ramo da comunicação, mas nada impede que eles conheçam como funciona”, enfatiza. 

Publicidade

Junto da professora Laís, alunos falaram sobre suas experiências com as atividades | Foto: Lavignea Witt

Durante a visita, os participantes receberam explicações de cada setor e puderam acompanhar a produção das notícias, desde a definição das pautas, reportagens, edição e até a diagramação das páginas e impressão do jornal, entre outros aspectos. Também acompanharam ao vivo a apresentação de programas nos estúdios das rádios e o sistema de trabalho do Portal Gaz, e tiraram dúvidas.

LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Afonso Rohlfes conhecem a rotina diária da Gazeta

Segunda turma na Gazeta: com a equipe da redação integrada, alunos aprenderam sobre o processo de construção da notícia

Saiba mais

Para visitar a Gazeta Grupo de Comunicações, as escolas interessadas devem entrar em contato com o departamento de Marketing pelo telefone 3715 7879 e falar com a coordenadora de Marketing, Tuanny Giovanella. 

Publicidade

O que dizem

“Achei interessante o conteúdo trabalhado em aula. Eu também achei bem legal a experiência de a gente poder ir na Gazeta e ter uma noção de como funciona a produção das reportagens. A parte que mais gostei foi da impressão, porque eu não tinha a menor ideia de que era tão grande lá dentro. É algo diferente, muito bom pra gente ter uma visão diferente da profissão”. 
Victoria Collares

“Na minha casa sempre tem muitos jornais, mas eu não conhecia o processo de construção da notícia. Eu achei superlegal e acredito que é conhecimento para a vida também. Se alguém pensa em seguir nessa área, já é uma ajuda. A visita foi muito boa também para gravar o que nós aprendemos com a professora. É um conteúdo que não vamos mais esquecer”. 
Bruna Larissa Rauber Pergher

“Considerei muito interessante o fato de estudarmos sobre reportagem e depois ver como é na prática. Achei muito legal essa experiência que a professora proporcionou para a gente”. 
Laura Calliero

Publicidade

“Uma coisa que me deixou com uma visão muito boa foi que todo mundo trabalha em equipe. Todos se ajudam na empresa. E fiquei surpresa pela estrutura do jornal ser tão grande”. 
Paula Gehlen Voos

“Eu achei realmente muito interessante ver como é o lugar, porque não sabíamos como funciona. Quando fomos lá, realmente abriu a minha mente. Fiquei impressionado com a voz dos locutores, a parte que mais gostei foi das rádios. Podemos entender realmente como funciona a produção”. 
Davi Panke

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.