Educação

Alunos transformam pichações em pinturas nas portas dos banheiros de escola

A Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, de Santa Cruz do Sul, recebeu uma nova decoração. Alguns dos banheiros da instituição agora contam com portas decoradas pelos estudantes da faixa do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em quatro sanitários, os jovens pintaram 14 portas com desenhos diversos, de sua autoria.

O projeto iniciou-se antes da enchente que ocorreu em maio deste ano. Naquela época, os professores perceberam que algumas portas do banheiro masculino haviam sido pichadas. Em conversa, o grupo de docentes teve a ideia de transformar o ato em arte. Porém, antes de colocar “as mãos na tinta”, os alunos foram orientados sobre a diferença entre intervenção artística e destruição do patrimônio público.

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As aulas foram ministradas pelo professor de Artes, Dionathan Berton. “Expliquei que aquele ato de pichar o banheiro era crime e poderia ser considerado como destruição.” Ele também abordou o significado de intervenção artística e o que realmente é arte. A partir daí, os alunos começaram a idealizar e ilustrar os desenhos que poderiam se transformar em pinturas nas portas dos banheiros.

Após a finalização dos desenhos, os estudantes escolheram uma ilustração por turma que seria feita na porta de um dos banheiros. O projeto precisou ser paralisado em razão da enchente, mas em junho as turmas iniciaram as pinturas. Os pincéis e tintas foram disponibilizados pelo educandário, e todo o trabalho foi coordenado pelo professor Dionathan.

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O docente elogia o desempenho dos alunos no trabalho. “Todos os desenhos foram idealizados por eles. Acredito que isso deixou o projeto autêntico, porque cada porta possui a identidade de uma turma”, comenta Berton. A diretora da escola, Glaucia Etges, conta que a ideia é expandir o projeto para as portas de todas as salas de aula da escola. Segundo ela, cada sala terá um tema diferente.

Dionathan: cada porta tem a identidade de uma turma | Foto: Alencar da Rosa

Expressão em forma de pintura

Junto de sua turma, as alunas Maria Isabel Claudino, 17 anos, e Sophia Brandt, 16, do 2o ano do Ensino Médio, trabalharam em um desenho com fundo azul e flores coloridas. Maria Isabel gostou da oportunidade de poder se manifestar dentro do ambiente escolar. “É uma forma de expressarmos nossos sentimentos. Eu, por exemplo, sinto paz vendo as flores.” Sophia disse que gostou de ver a escola com um toque decorativo dos alunos. “Fiquei feliz porque nós fomos incluídos. Me senti reconhecida.” 

Alunas Maria Isabel e Sophia trabalharam na pintura de flores na área dos banheiros | Foto: Alencar da Rosa

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Uma das portas conta com uma ilustração do Bob Esponja, personagem de animação famoso pelas aventuras no fundo do mar. O desenho foi reproduzido por Fernanda Braga, 18 anos. Ela e sua turma do 3º ano do Ensino Médio optaram por fazer esse desenho porque queriam algo relacionado à água, já que o símbolo da turma é um polvo. 

De acordo com Fernanda, todos os seus colegas contribuíram para a realização do trabalho. “Enquanto um desenhava um lado, outro misturava a tinta, e assim foi indo”, conta. A estudante achou a atividade divertida, e afirmou que poder se expressar livremente na escola é muito importante para os alunos.

Criatividade: Fernanda, do 3º ano do Ensino Médio, destaca desenho do Bob Esponja | Foto: Alencar da Rosa

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Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

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