Regional

Alunos têm aula de diversidade rural longe de casa

Logo pela manhã, Débora Daiane Theis, de 14 anos, arrumou-se e levou consigo um agasalho bem quentinho para enfrentar o frio que se apresentava na região montanhosa do município de Sobradinho, na última quarta-feira. Moradora de Saraiva, interior de Santa Cruz do Sul, e aluna da Escola Municipal Rio Branco, ela e os colegas do 9º ano foram convidados a participar de um desafio: conhecer uma propriedade rural que é modelo em diversificação no campo.

Logo de cara, depois de uma viagem de quase três horas, Débora mostrou-se encantada com o lugar. “Muito lindo aqui”, afirmou. Com o celular em mãos, fez fotos de tudo – das codornas, dos coelhos, dos cabritos e até dos pés viçosos de laranja e morangos. “Eu pretendo aprender cada vez mais sobre tudo, pois quero continuar na agricultura. Ano que vem quero estudar em escola agrícola”, revelou.

LEIA TAMBÉM: Jovem casal sinimbuense aposta na produção orgânica para se manter no campo

Publicidade

Sair de Santa Cruz para conhecer uma propriedade em outro município foi o objetivo da iniciativa elaborada pela Secretaria Municipal de Educação. Chamada de Diversidade Rural na Escola, a ideia partiu do setor de projetos da pasta, contemplando cerca de 160 alunos de oito colégios situados no meio rural de Santa Cruz, conforme explica o coordenador de Projetos, Andrei Barboza. “Nossa intenção é mostrar para os estudantes os rendimentos que a propriedade pode oferecer. Que entendam os manejos, consigam desenvolver um projeto na escola e, posteriormente, com o aprendizado, em suas propriedades com sua família”, justificou.

LEIA TAMBÉM: Mais uma poda mutila árvores em Santa Cruz do Sul

A vice-diretora da Escola Municipal Rio Branco, Sílvia Marli Gollmann Schwerz, prestigiou a visita. “É uma experiência ótima. Para nossos alunos, que em sua maioria têm uma vivência só com a cultura do fumo, é bom perceber que a diversificação é possível e rentável, especialmente para aqueles que pretendem continuar no meio rural”, salientou.

Publicidade

Sílvia, vice-diretora da Rio Branco: constatação de que a diversificação é possibilidade rentável

O vice-diretor da Emef Christiano Smidt, Irineu Müller, também avaliou a ação. “Com essa visita eles puderam observar que com planejamento, trabalho e persistência, podem produzir muito em espaço reduzido”, disse.

Quem também aprovou a ideia foi o garoto Pedro Henrique dos Santos, de 15 anos. Aluno da Escola Christiano Smidt, de Rio Pardinho, ele conhece bem a lida do campo. “Meus pais trabalham fora, e todas as tardes largo o gado na pastagem. Gostei de vir aqui para aprender coisas novas”, afirmou. Além das Emefs Rio Branco e Christiano Smidt, participam da iniciativa as escolas Felipe Becker, Cardeal Leme, Félix Hop-pe, Emanuel, Vidal de Negreiros e Guilherme Simonis.

Pedro Henrique, 15 anos, gostou da visita pela oportunidade de conhecer coisas novas

Próxima etapa

A partir da visita, a próxima etapa do projeto é a elaboração de ações de diversificação rural, conforme a realidade escolar. Os projetos serão apresentados pelos alunos em 14 de outubro, na Emef Rio Branco, com a participação de estudantes das oito instituições de ensino.

Publicidade

A propriedade

Localizada em Arroio Bonito, a 3 quilômetros de Sobradinho, a propriedade modelo em diversificação rural, com 2,4 hectares, é do professor aposentado Irineu Raminelli, de 67 anos, e da esposa Iolete. Instalaram-se no local em 2005, construindo residência e pavilhões com estrutura para abrigar 1,5 mil cabritos, 1,5 mil coelhos e berçário para bezerros. Há também espaço para criação de galinhas e codornas.

Já na área da fruticultura, os mais de mil pés plantados possibilitam a venda de laranjas, uva e figo, além de produtos como batata, mandioca, amendoim, feijão e hortaliças. A visita à propriedade foi intermediada pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Sobradinho, Darlan Kittel.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.