Com o retorno às atividades presenciais neste mês, alguns estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que têm aulas no turno da noite estão com dificuldades em voltar para casa em razão da falta de linhas de ônibus. Uma universitária, que prefere não se identificar, conta que reside no Bairro Aliança e que a aula termina por volta das 22 horas. Ela relata que algumas linhas de ônibus foram suspensas no início da pandemia e não teriam retornado. “Agora, com todos os alunos voltando para as atividades presenciais, as linhas continuam em falta. Há vários alunos do noturno que precisam para voltar para casa e o uso diário de transporte particular e caronas se torna inviável. Já conversei com diversos colegas sobre isso, tem muita gente dependendo da volta dos ônibus”, afirma.
O Consórcio TCS diz que, no caso da aluna que procurou a reportagem, é possível utilizar a linha 20 – Murtinho, que sai da Unisc às 22h25 e vai até os Coqueirais, passando pela Utravarp e Corredor Frey. Porém, a estudante reclama que esta opção a deixa distante do destino final. Há também reclamações de falta de ônibus para os bairros Esmeralda e Dona Carlota, mas o Consórcio informa que há duas linhas disponíveis para a noite neste horário: Linha 10 – Esmeralda/Flamengo e Linha 32 – Carlota Rauber, ambas com saída da Unisc às 22h25.
O assessor administrativo da Unisc, Cesar Augusto Rothmund, afirma que as empresas de transporte coletivo foram comunicadas pela universidade com antecedência sobre a volta às aulas presenciais, para o total restabelecimento dos serviços. “Por consequência da pandemia, quando as condições e os decretos não possibilitavam certas atividades presenciais, houve redução muito significativa do ingresso de ônibus no campus”.
Publicidade
Rothmund acrescenta que a Unisc está sempre atenta às considerações da comunidade acadêmica e procura manter constante comunicação com as empresas de transporte, as subsidiando com informações para que o serviço ocorra de maneira adequada. “Temos recebido manifestações diretamente de alunos e também por meio do DCE em relação a problemas com algumas linhas e aos horários de chegada e saída do campus, as quais sempre são registradas junto às empresas”, ressalta. “Há também implicações para quem trabalha na Unisc, pois com o funcionamento da universidade nos três turnos, funcionários têm encontrado dificuldades em chegar e retornar do trabalho”.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.