A terça-feira foi mais um dia especial para aproveitar a 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que ocorre até o próximo domingo na Praça Getúlio Vargas. A programação teve início às 8h30 e seguiu até a noite. Às 14 horas, foi realizado o encontro com o escritor homenageado da edição, Romar Beling. Para abrir a atividade, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Ferrugem e da Emef Dr. Guilherme Hildebrand homenagearam o autor.
LEIA MAIS: VÍDEO: confira entrevista com o escritor homenageado da 34ª Feira do Livro
Os estudantes da José Ferrugem entregaram desenhos de Romar Beling, que desenvolveram durante as aulas de técnica de grafite. Já os estudantes da Escola Guilherme Hildebrand abordaram a trajetória do escritor homenageado da 34ª Feira do Livro. Após, Beling falou sobre sua ligação com o cultivo na terra e relacionou com o seu amor pela leitura. O jornalista e poeta também mencionou o forte incentivo que teve dos pais, ambos agricultores, para que seguisse no caminho das letras, e não deixou de observar a importância da educação em sua vida e na vida dos estudantes que estavam na plateia.
Publicidade
O escritor disse que ficou gratamente surpreso e muito feliz com a homenagem feita pelas duas escolas. “Eles fizeram trabalhos em sala de aula na disciplina de Artes. Alguns deles, que não me conheciam, tentaram imaginar meu rosto, fizeram também uma intervenção, um dos professores também fez um desenho muito bonito meu. Não tem como eu não me sentir absolutamente feliz em ter tido essas homenagens a partir das escolas e depois passar um recado para os estudantes que estavam aqui na praça sobre a importância da leitura, a importância de ter um livro presente sempre em sua vida e de ler, se possível, um pouco todos os dias”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro tem atividades alusivas ao Maio Amarelo
Vendas estão se mantendo na média
Apesar da chuva do fim de semana, as vendas estão se mantendo na média até o momento, conforme o livreiro Luiz Borges, da Martins Editora, de Porto Alegre. “Estamos chegando na meta porque neste ano viemos com variedades e não apenas com livros sobre o Rio Grande do Sul. Estamos com três frentes de literatura e isso faz com que o povo tenha opções maiores de compra”, destacou.
Publicidade
Esta já é a sexta edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul em que a Martins Editora se faz presente. “Temos um vínculo muito grande com Santa Cruz por conta do tradicionalismo. Participamos de eventos como o Enart, e nossos livros sempre estão nos eventos literários do município. Nós sempre fazemos um esforço enorme para cumprir essas datas.”
LEIA TAMBÉM: Gaz na Feira: 8 livros de crimes reais que você precisa ler
Um problema que ocorreu neste ano, segundo o livreiro, foi o de coincidir com a Feira do Livro de Santa Maria, que também é um evento importante para o setor. “Sendo executada, a feira sempre é boa em qualquer data, o problema é que neste ano confrontou com Santa Maria, que é uma grande feira também. Tivemos que dividir a equipe, metade foi para lá e outra metade veio a Santa Cruz. Quando temos mais gente facilita, o atendimento é melhor e a venda também.” Borges elogiou o município e o evento. “Aqui a gente tem pessoas muito educadas, é uma cidade cultural, universitária, e tudo isso faz com que a Feira do Livro tenha êxito”, ressaltou.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade