Integrando a Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Menino Deus realizou uma atividade de cunho sustentável no Bairro Faxinal Menino Deus nessa quinta-feira, 6. No período da manhã e também à tarde, 73 alunos do 4º e do 8º ano, acompanhados de professores, realizaram duas caminhadas pela região e presentearam os moradores com pequenas amostras de chás.
O projeto denominado Folhas de sabedoria: preservação e utilização de plantas medicinais tem por objetivos integrar as famílias às atividades na escola e valorizar o conhecimento da comunidade sobre o uso de chás e suas finalidades. Os materiais foram confeccionados e organizados pelos estudantes. A plantação dos chás na escola vem sendo feita pelos alunos dos anos finais, que se integraram aos dos anos iniciais e realizaram a confecção e caracterização dos envelopes com as amostras.
LEIA TAMBÉM: Paredes molhadas e casa úmida? Entenda os efeitos da umidade e quando ela acaba
Publicidade
Conforme a professora de Ciências Graziele Cristina Thiesen Riediger, os estudantes se mostraram animados pela realização da atividade, já que possuem grande expectativa quanto às ações externas. “Eles ficam felizes em chegar nas famílias e explicar a atividade realizada na escola, levando um pouco da rotina”, afirma. Graziele acrescentou que as famílias que receberam os alunos responderam positivamente à ação.
Graziele afirma que os alunos vêm desenvolvendo atividades desde o início do ano, dentro do projeto Escola Sustentável da Fundação Para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc). Segundo ela, a ideia era desenvolver uma série de atividades na Semana do Meio Ambiente como culminância das ações já iniciadas e também como uma forma de compartilhar o que está sendo realizado. E ao mesmo tempo concretizar novas iniciativas, como, por exemplo, o uso dos chás para produção de repelente e a implantação das placas criadas pelos alunos.
LEIA TAMBÉM: Paredes molhadas e casa úmida? Entenda os efeitos da umidade e quando ela acaba
Publicidade
A realização das atividades dentro do projeto também conta com a colaboração da professora de Ciências Cleni Inês da Rosa e da docente de Língua Portuguesa Inês Lúcia Sehn.
Graziele ressalta que cuidar do meio ambiente é cuidar de si mesmo e de todas as pessoas, por isso é necessário pensar no futuro do planeta. “As crianças são receptivas e compartilham suas experiências com as famílias. Muitas vezes, são elas que cobram uma mudança de atitude dos adultos”, ressalta a educadora.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.